3ª QUESTÃO
A cana-de-açúcar é uma gramínea cultivada desde a antiguidade. É uma planta da família Poeceae, representada pelo milho, sorgo, arroz e muitas outras gramíneas. As principais características dessa família são a forma da inflorescência (espiga), o crescimento do caule em colmos, e as folhas com lâminas de sílica em suas bordas e bainha aberta.
SALLA, D. A.; CABELLO, C. Análise energética de sistemas de produção de etanol de mandioca, cana-de-açúcar e milho. Energia na Agricultura, Botucatu, v. 25, n. 2, p. 32-53, 2008.
Sobre a produção de cana-de-açúcar no Brasil, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A cultura da cana-de-açúcar, para evitar a erosão do solo em terrenos inclinados, é cultivada ao longo dos vales fluviais.
A expansão da cana-de-açúcar, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras.
"Gato" é um personagem da estrutura agrária brasileira e, assim como o "grileiro", contrata trabalhadores braçais como mão de obra para fazendas ou projetos agropecuários.
Embora a cana-de-açúcar tenha sido introduzida, primeiramente, na capitania de São Vicente (litoral de São Paulo), foi na Zona da Mata do Nordeste do Brasil que sua cultura e transformação (industrialização) em açúcar prosperaram, nos séculos XVI e XVII.
O plantio da cana-de-açúcar é feito, geralmente, nos meses de abril e maio e a colheita de setembro a dezembro. Em grande parte do Brasil, como parte expressiva da produção ainda não é mecanizada, predomina nesse tipo de cultivo o trabalho braçal da mão-de-obra temporária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta D. Introduzida em São Vicente e depois para zona da Mata do Nordeste brasileiro.
Respondido por
5
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema Colônia-Metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como Zona da Mata.
Perguntas interessantes