3ª Lei de Newton: Lei da ação e reação
Resumo
1) Têm sempre a mesma intensidade, porém com orien tação oposta. As forças de ação e reação estão sempre aplicadas em cor pos distintos e, por isso, não podem equilibrar-se.
2) Estão sempre aplicadas em corpos distintos e nun ca se equilibram.
3) Podem ter efeito estático (deformação) ou efeito dinâmico (aceleração).
4) Os efeitos produzidos podem ser diferentes, pois o efeito estático depende da resistência mecânica dos corpos e o efeito dinâmico depende da massa dos corpos.
5) Comparecem sempre aos pares, isto é, sempre simultaneamente, e os termos ação e reação são permutáveis.
6) Podem ser forças de contato ou forças de campo. As forças de contato são aquelas em que há um contato mecânico direto entre os corpos. Exemplos: soco na cara, tiro de espingarda, chute na bola etc. As forças de campo são aquelas exercidas a distância, podendo ser de origem gravitacional, elétrica ou magnética.
7) Levando em conta a teoria da relatividade de Einstein, que limita a velocidade de propagação de uma partícula ou de uma onda, a teoria de Newton torna-se falha para explicar a ação e reação presentes em forças de campo entre dois corpos muito distantes. De fato, não haveria, neste caso, simultaneidade entre as forças de ação e reação, havendo um certo intervalo de tempo para a força transmitir-se de um corpo para o outro.
Dê 3 exemplos sobre a 3ª Lei de Newton.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1°) Quando um indivíduo senta sobre uma cadeira, o sujeito aplica um força na cadeira, em consequência, a cadeira reage aplicando uma força de direção oposta da força aplicada pelo sujeito. Assim, as duas forças se anulam, pois possuem a mesma intensidade, logo, conseguimos ficar sentado em repouso.
2°) O ato de empurrar coisas, é ,com certeza, um dos exemplos mais clássicos sobre a 3° lei de Newton. Especificando mais, quando empurramos uma parede, estamos aplicando uma força nela, contudo, a parede responde com a mesma intensidade de força, só que na direção oposta. Logo, as duas forças se anulam.
3°) O simples ato de ficar em pé é um ótimo exemplo também, aplicamos uma força sobre a superfície ( força conhecida como Peso ), contudo a superfície aplica uma força de mesma intensidade, mas de direção oposta, logo, anulando-se as forças.
Espero ter ajudado
Att: Prof Lucas Carvalho
Eu não entendia