3ª AA
QUESTÃO 1
Às vésperas da chegada da corte ao Rio de Janeiro, o Brasil era um amontoado de regiões mais ou menos autônomas, sem comércio ou qualquer outra forma de relacionamento [...] Era uma população analfabeta, pobre e carente de tudo. [...] no governo de D. João VI, apenas 2,5% dos homens livres em idade escolar eram alfabetizados (GOMES, 2007, p. 12).
No trecho acima, Gomes esboça o quadro de atraso econômico, político e social em que se encontrava a colônia à época da chegada de D. João VI e da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808. Sobre as transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas nesse período, julgue as afirmativas abaixo:
I Na economia, a abertura dos portos e o substancial volume de importações, exportações e comércio escravagista fizeram com que o Rio de Janeiro se tornasse o mais importante centro naval e comercial do império.
II O florescimento econômico, cultural e educacional determinou uma mudança substantiva nos hábitos e costumes típicos da população da colônia, refletindo a elegância e os padrões europeus de etiqueta.
III A priorização dos níveis elementares de ensino, a criação de novas escolas de primeiras letras e o fortalecimento das políticas de formação e valorização dos professores ampliaram o acesso igualitário à educação.
IV Na cultura, além da imprensa régia que fez surgir publicações periódicas sob proteção oficial, destacam-se, ainda, a criação da Biblioteca Nacional, do Museu Real e do Jardim Botânico.
V Na educação, a ação joanina seguiu a tendência geral da estatização e controle da educação escolar em níveis secundário e superior nas mãos do Estado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I, IV e V.
II, III e V.
I, III e V.
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
I. Na economia, a abertura dos portos e o substancial volume de importações, exportações e comércio escravagista fizeram com que o Rio de Janeiro se tornasse o mais importante centro naval e comercial do império.
Verdadeiro. A abertura dos portos em 1808 permitiu que outras nações europeias pudessem negociar produtos com o Brasil colônia. Até então Portugal era o único país com esse direito, e a mudança permitiu um rápido desenvolvimento do Rio de Janeiro.
II. O florescimento econômico, cultural e educacional determinou uma mudança substantiva nos hábitos e costumes típicos da população da colônia, refletindo a elegância e os padrões europeus de etiqueta.
Falso. Embora a preocupação com esses costumes europeus tenha se espalhado, a mudança não atingiu a maioria da população local, ficando restrita aos que tinham contato direto ou indireto com a família real.
III. A priorização dos níveis elementares de ensino, a criação de novas escolas de primeiras letras e o fortalecimento das políticas de formação e valorização dos professores ampliaram o acesso igualitário à educação.
Falso. A preocupação com o ensino básico não era prioridade no Império, a criação de novas escolas de primeiras letras se deu apenas em 1827, quase 20 anos após a chegada da família real.
IV. Na cultura, além da imprensa régia que fez surgir publicações periódicas sob proteção oficial, destacam-se, ainda, a criação da Biblioteca Nacional, do Museu Real e do Jardim Botânico.
Verdadeiro. A Biblioteca Nacional, o Museu Real e o Jardim Botânico foram todos fundados nos primeiros anos da família real no Brasil.
V. Na educação, a ação joanina seguiu a tendência geral da estatização e controle da educação escolar em níveis secundário e superior nas mãos do Estado.
Verdadeiro. As instituições de ensino criadas por D. João VI, como as universidades de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro, se mantiveram sob controle do Estado.
Estão corretas as afirmativas: I, IV e V.
Resposta:
I , I V e V.
Explicação: