39) Explique
a) O que membrana plasmática?
b) Qual a composição da membrana
plasmática?
c) Cite algumas características da
membrana plasmática?
d) Quais as proteinas da membrana
plasmática?
e) Quals as funções da membrana
plasmática?
1) Quais os tipos de transporte membrana
plasmática?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a : estrutura que delimita todas as células vivas ,tanto as procarióticas como as eucarióticas.
b: e formada principalmente por lipídios e proteínas.
c: e composta por lipídios, proteínas, e carboidratos,é composta por duas camadas fluidas e contínuas.
d: glicoproteínas, proteínas transportadoras e antígenos.
e: proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extra celulares .
1: difusão simples, difusão facilitada e a osmose.
Explicação:
espero ter ajudado :)
Resposta:
a) A membrana plasmática é uma estrutura delgada especializada que envolve e delimita a célula, possui permeabilidade seletiva, e está presente em células eucariontes e procariontes.
b) A membrana plasmática é constituída por carboidratos, lipídios e proteínas, sendo que esses lipídios mantém a integridade e estabilização da membrana.
c) Estrutura delgada que mede em torno de 7,5 e 10nm de espessura, visível apenas em microscópio eletrônico. É composta por lipídeos, proteínas e hidratos de carbono, possuem permeabilidade seletiva, apresenta uma bicamada fosfolipídica que permite a movimentação de estruturas conectadas, sendo que, sua organização é estabelecida de acordo com o modelo de mosaico fluido.
d) As proteínas encontradas na membrana plasmática são responsáveis pela maioria das funções específicas das membranas como transporte de íons e moléculas polares, transdução de sinais, interação com hormônios, neurotransmissores entre outros indutores químicos. As proteínas da membrana plasmática se associam a lipídeos (glicoproteínas) como proteínas transmembrana. Elas podem ser proteínas intrínsecas ou integrais porque atravessam a membrana e ficam com uma porção voltada para a região citoplasmática e a outra para a área extracelular, ou proteínas extrínsecas ou periféricas, porque ela ficará voltada para região citoplasmática, ou para a região não citoplasmática (ela não atravessa toda a membrana).
e) Delimitação celular (meio intracelular e extracelular), permeabilidade seletiva (selecionam moléculas que podem entrar ou sair da célula); intervir nos mecanismos de reconhecimento celular, através de receptores específicos, que irão fazer com que a célula se mantenha em condições ideais ao longo da vida e com isto garanta a homeostase celular, proteção celular (por exemplo, reconhecimento de patógenos), e também é responsável pelos processos de adesão celular, que é essencial para estruturação de organismos multicelulares.
1) Existem dois tipos de transporte na membrana plasmática. O transporte passivo e o transporte ativo.
a) Transporte passivo - recebe este nome por não gastarem energia (ATP), e são três os tipos deste transporte:
1) Difusão simples - é a passagem de uma substância do ambiente de maior concentração, para o ambiente de menor concentração, até que as concentrações entre os dois meios estejam equilibradas. O processo de difusão acontece a favor do gradiente de concentração.
2)Difusão facilitada - No transporte por difusão facilitada, se faz necessária a participação de uma proteína de canal específica para cada substância, para que o soluto seja transportado através da membrana (ex.: glicose e aminoácidos).
3) Osmose - é a passagem de solventes através da membrana, sendo a água o solvente universal. Ao contrário da difusão, é a passagem de solvente e não de soluto, ou seja, a passagem de moléculas de água se dá por este processo. Não envolve gasto de energia e acontece do meio hipotônico para o meio hipertônico.
b) Transporte ativo - é realizado com gasto de energia (ATP) e ele vai contra o gradiente de concentração. O exemplo clássico deste tipo de transporte é o da bomba de Na+ e K+.
Explicação:
Espero ter ajudado