35. (Enem) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. Mürta, A.Energia:o vicio da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado). Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso estão indicados, respectivamente, em: a) Aumento da poluição sonora - construção de barreiras acústicas. b) Incidência da chuva ácida - estatização da indústria automobilística. c) Derretimento das calotas polares - incentivo aos transportes de massa. d) Propagação de doenças respiratórias - distribuição de medicamentos gratuitos. e) Elevação das temperaturas médias - criminalização da emissão de gás carbônico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Resposta C. A queima de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo, intensifica o efeito estufa causando, entre outros problemas, o derretimento das calotas polares. Uma medida para atenuar esse efeitos é a redução da circulação de veículos, o que pode ser feito por meio do incentivo do uso do transporte coletivo.
Respondido por
18
Resposta:
Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
Explicação:
O setor de transportes se utiliza em grande medida de combustíveis que liberam gás carbônico na atmosfera e isso contribui para o agravamento do efeito estufa, o que faz com que a temperatura se eleve acarretando o derretimento de calotas polares. Uma solução viável é o incentivo ao transporte coletivo pois assim haveria a diminuição de automóveis circulando e consequentemente diminuiria a emissão de CO2.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás