33) Aponte a opção correta referente à instituição da
primeira modernidade, encarregada de ser o centro
organizador da vida politica e social,qual dessas esta correta
A) O Sufrágio Universal
B) O Mercado
C) A Moeda
D) A Moeda
E) O Estado
qual dessas esta correta
Soluções para a tarefa
Alternativa E
Resposta:
A letra [A] sufrágio universal -> afirma que os cidadãos tem o pleno direito à participação do exercício político de uma determinada comunidade, por intermédio do voto, seja ele feminino e masculino, independente de cor, raça, etnia, classe social e gênero, mas ele não seria uma ótima premissa para constituição da esfera primária institucional, tendo em vista que ele surge a partir do surgimento de uma Estado democrático de direito social, ativo em eleições periódicas e/ou permanentes, como
por exemplo no Brasil, a democracia representativa.
A letra [B] Mercado - deve ser entendido como o ?local? em que operam as forças da oferta e demanda, através de vendedores e compradores, de tal forma que ocorra a transferência de propriedade da mercadoria através de operações de compra e venda. Entretanto, o mercado surge como instituição primária, pois não exige, absolutamente, regras ou normas jurídicas para toda coletividade em prol de um interesse comum. Essa afirmação poderia relacionar os fatos sociais adotados pelo sociólogo francês Émile Durkheim, na qual são formas sociais de agir e de pensar, com objetivo de balancear os setores principais - coercitividade, generalidade e exterioridade. Além disso, está mais voltada para o espectro econômico.
A letra [C] Moeda - como ponderei acima, não tem significância, de forma alguma, associar moeda por instituição primária. Âmbito econômico tbm.
A letra [D] Nações Unidas - pode até ser, mas é voltado para o âmbito mais social do que político.
E a Letra como correta [E] Estado - denota-se pelo desenvolvimento de uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam propósitos que se entreligam sob evidência universal.