31. No Brasil, a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inspirado no modelo fascista italiano, Vargas procurou controlar a massa de trabalhadores urbanos, sobretudo aqueles ligados à então crescente industrialização do país, por meio da legislação trabalhista, como a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho – ou das Leis Trabalhistas), decretada em 1º de maio de 1943.
Praticamente todas as leis trabalhistas, sanções do Código Penal e do Processo Penal que norteiam a sociedade brasileira ainda hoje, foram criados entre os anos 1930 e 1945, período ditatorial em que o presidente Getúlio Vargas governou o Brasil.
Resposta: B
A consolidação, por decreto, das leis e práticas trabalhistas, medida tomada por Vargas em 1943, que foi eleito não pela participação massiva das massas, mas por manobras estratégicas dentro do sistema político brasileiro, apenas revela o seu caráter de intermediador entre as massas de trabalhadores e os patrões.
Ao tomar tais medidas visava garantir, por um lado, a paz social, de modo que não houvesse greves e nem perdas produtivas durante a Segunda Guerra, e de outro ressaltar o seu papel político de "pai dos pobres".