História, perguntado por Nathyarabebe2087, 11 meses atrás

30 pontos para a resposta certa. 01- Caracterize o período conhecido como guerra fria e dê exemplos de situações no mundo que exprimiram o intenso conflito político-ideológico desa época. 02- Cite e caracterize as alianças político-militares e os programas de ajuda econômica criados pelos Estados Unidos e União Soviética durante a guerra fria. Me ajudem urgente.? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por hedrossothybl
1
1) A guerra fria foi um conflito não direto entre os EUA e a URRS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e colocou o mundo em um sistema de bipolaridade, capitalismo X socialismo.
As potências chegaram a se enfrentar em conflitos indiretos, tais como: a Guerra das Coréias, a Guerra do Vietnã e a Guerra do Afeganistão.
Situações como a Crise dos Mísseis de 1962 quase iniciaram uma Terceira Guerra Mundial.

2) EUA criticavam o socialismo e a URSS criticava o capitalismo. Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA, enquanto, que a Tcheco-eslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.



Respondido por matshummels
1
1. O período da Guerra Fria foi um período de guerra ideológica e com conflitos indiretos entre os Estados Unidos, capitalista, e a União Soviética, socialista. Exemplos que exprimam o intenso conflito político-ideológico: a divisão da Alemanha entre Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista) através da construção de um muro na capital do país, Berlim. Um outro exemplo foi a divisão da Coreia entre Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (socialista).
2. OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que consta com a participação de países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha Ocidental, Itália, Turquia, entre outros. O objetivo dessa aliança é a defesa mútua entre os países em caso de ataques externos. Sim, ainda existe.
O Pacto de Varsóvia, que constava com a participação de países como União Soviética, Alemanha Oriental, Polônia, Romênia, Hungria, Bulgária, entre outros. O objetivo dessa aliança era o mesmo da OTAN: defesa mútua entre os países em caso de ataques externos. 

Perguntas interessantes