30 pontos
A seguir, leia um trecho de um discurso de Mussolini.
Camisas negras de Milão, Camaradas operários! Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea, o fim da economia liberal e capitalista. Aqueles que olham com mais bom grado para o passado falaram de crise. Não se trata de uma crise, no sentido tradicional da palavra, mas trata-se da passagem de uma fase da civilização para outra fase. Diante deste declínio constatado e irrevogável, duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la, pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado. Outra, impõe-se pela lógica: é o corporativismo.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec, 1977.
O corporativismo foi um sistema político associado
A
à república.
B
à monarquia.
C
ao liberalismo.
D
ao socialismo.
E
ao fascismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Definição de corporativismo: Doutrina que considera os agrupamentos profissionais como uma estrutura fundamental da organização política, econômica e social e preconiza a concentração das classes produtoras em forma de corporações tuteladas pelo Estado.
varafortes:
na verdade é letra E , pois nessa epoca o facismo era representado
Perguntas interessantes