30 PONTOS
1. procure no primeiro parágrafo e registre no caderno os dados utilizados pelos autores para evidenciar o desequilíbrio ambiental no planeta
R=
2. o que o estudo sugere que seja feito para evitar que essa situação se agrave?
R=
3.segundo o texto qual é a conclusão da China sobre a importância das florestas ?
R=
4) de que forma o desmatamento pode favorecer a ocorrência se enchentes?
R=
POR FAVOR ME AJUDEM 30 PONTOS PRA QUEM RESPONDER AS 4 QUESTÕES
Soluções para a tarefa
1) Desastres/ catástrofes naturais, devastação de florestas, mudança no curso dos rios, aterramento de áreas alegadas.
2) Manter e restaurar as barreiras de segurança ecológica.
3) São 10x mais valiosas para o controle de inundações e abastecimento de água do que se as destruíssem e vendessem sua madeira.
4) As florestas e áreas alagadas servem de esponja para absorverem as enchentes. Logo, com a inexistência dos mesmo, as enchentes não teriam controle e acabariam que "favorecidas".
RESPOSTA
De olho no texto
1. Procure no primeiro parágrafo e registre no caderno os dados utilizados pelos autores para evidenciar o desequilíbrio ambiental no planeta.
Na década de 1990, as catástrofes naturais afetaram mais de 2 bilhões de pessoas, causando prejuízos de mais de US$ 608 bilhões.
2. O que o estudo sugere que seja feito para evitar que essa situação se agrave?
É necessário manter e restaurar as barreiras naturais de “segurança ecológica”.
3. Segundo o texto, qual é a conclusão da China sobre a importância das florestas?
A China reconhece que as florestas são dez vezes mais valiosas para o controle das inundações e abastecimento de água do que se as destruíssem e vendessem sua madeira.
4. De que forma o desmatamento pode favorecer a ocorrência de enchentes?
O desmatamento, especialmente das margens dos rios, favorece o acúmulo de sedimentos no leito dos rios e a ocorrência de enchentes, especialmente nos períodos mais chuvosos, pois o rio se torna cada vez menos profundo. Além disso, em áreas urbanas, há também outros materiais que podem chegar aos rios, potencializando seu assoreamento, como entulhos, restos de madeiras, metais, vidros, plásticos e lixo em geral (como papelão, móveis, plásticos, tecidos, etc.)