História, perguntado por leocabral3286, 1 ano atrás

30 padre Vieira apresentou, em um de seus sermões, uma espécie de autocompreensão da ação evangélica no Novo Mundo. A precisão das palavras e dos verbos que expressam os movimentos de um escultor revelam um extraordinário domínio da língua portuguesa, da qual Vieira foi considerado, pelo poeta Fernando Pessoa, o "imperador". Leia o texto e depois responda às questões propostas:"Concedo-vos que esse índio bárbaro e rude seja umo pedro: vede o que foz em uma pedra o orte. Arronca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta,dura, informe, e depois que desbastou o mais grosso, tomo o maço, e o cinzel na mão, e começa a formar um homem, primeiro membro a membro, e depois feição por feição, até a mais miúda: ondeia-lha os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afia-lhe o nariz, abre-lhe a boca, avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divi-de-fhe os dedos, lanço-lhe os vestidos: aqui desprego, oli arruga, acolá recama: e fica um homem perfeito, e talvez um santo, que se pode pôr no altar".VIEIRA, Antônio. "Sermão do Espírito Santo". Sermões.Porto: Lello & Irmão, 1959. v. V. p. 424.a)A arte que faz do indígena um homem, na visão de Vieira, é uma forma de substituir, metaforicamente, a catequese? Por quê? /hib)A ação do colonizador-missionário é semelhanteà criação do homem por Deus? Justifique./H7/H8c)A Igreja pode ser considerada uma forma dePurgatório para os indígenas? Por quê?

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Respondido por EduardoPLopes
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A - Sim, pois esta descrição simboliza a transformação de um material bruto - do ponto de vista dos europeus, um indígena não-catequizado, um "selvagem" - em uma obra de arte - um homem civilizado, cristão, quase um europeu.


B - Sim, a ação do colonizador é semelhante à ação de Deus na medida em que os dois tomam nas mãos um material bruto - o barro, no caso de Deus, e um "selvagem", no caso do colonizador - e construíram, a partir dele, um homem.


C - A Igreja pode ser considerada um purgatório na medida em que o purgatório é o lugar onde as almas penitentes aguardam para que possam ser purificadas de seus pecados antes de entrar no reino dos céus. Do mesmo modo, o indígena era considerado um selvagem, mas se passasse pela Igreja era "purificado" de sua "selvageria" e poderia ingressar na sociedade dos homens brancos - que poderia ser visto como uma espécie de "paraíso".

Respondido por nicolegomessantos34
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Resposta:

A - Sim, pois esta descrição simboliza a transformação de um material bruto - do ponto de vista dos europeus, um indígena não-catequizado, um "selvagem" - em uma obra de arte - um homem civilizado, cristão, quase um europeu.

B - Sim, a ação do colonizador é semelhante à ação de Deus na medida em que os dois tomam nas mãos um material bruto - o barro, no caso de Deus, e um "selvagem", no caso do colonizador - e construíram, a partir dele, um homem.

C - A Igreja pode ser considerada um purgatório na medida em que o purgatório é o lugar onde as almas penitentes aguardam para que possam ser purificadas de seus pecados antes de entrar no reino dos céus. Do mesmo modo, o indígena era considerado um selvagem, mas se passasse pela Igreja era "purificado" de sua "selvageria" e poderia ingressar na sociedade dos homens brancos - que poderia ser visto como uma espécie de "paraíso".

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