Geografia, perguntado por freefereconta1, 9 meses atrás

3°)Foi, portanto, no período conhecido como Guerra Fria, que a corrida espacial, iniciada em
1957, foi travada entre os Estados Unidos e União Soviética. Isso demostrou ainda mais os
avanços nas áreas da tecnologia e da produção de armamentos. Nos avanços da metalurgia, as
descobertas químicas foram essenciais para seu progresso. Houve o surgimento de novas ligas
metálicas que proporcionaram o avanço dos meios de transportes, com a construção de naves
espaciais e aeronaves. Quanto aos trabalhadores, os direitos trabalhistas começam a se
ampliar, diminuindo as horas de trabalho, incluindo benefícios e proibindo o trabalho
infantil.
industrial acesso em 05/11/2020) Este fragmento de texto descreve aspectos inerentes a uma
das fases do processo de industrialização no mundo, marque a alternativa abaixo.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrycarvalhomoraes
2

Resposta:

(((((((A corrida espacial foi um dos capítulos da Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética disputaram a hegemonia na exploração do espaço entre 1957 e 1975. A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria.Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.))))))))

Acesse também: Entenda por que a Lua não cai na Terra

Guerra Fria

A corrida espacial foi resultado da Guerra Fria, o nome que damos para o conflito político-ideológico que marcou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Essa disputa foi travada pelos EUA e URSS, países que saíram como vencedores da Segunda Guerra e que procuraram depois desse conflito garantir a sua hegemonia no mundo.

A ascensão da União Soviética na guerra incomodou os Estados Unidos, que temerosos em perder a sua influência na Europa Ocidental, passaram a incentivar uma retórica de polarização contra os soviéticos. Ainda na década de 1940, já foram realizadas ações pelo governo americano para garantir a sua influência.

A manutenção da influência norte-americana na Europa Ocidental era importante para manter a sua economia aquecida depois do fim da guerra. Considera-se como ponto de partida da Guerra Fria um discurso de Harry Truman realizado em 1947. Logo, a retórica de polarização foi incorporada pelos soviéticos e, então, os dois países começaram a se organizar para garantir seus interesses em suas zonas de influência.

A Guerra Fria estendeu-se de 1947 a 1991 e, nesse período, a disputa entre as duas nações ocorreu em vários níveis. Na diplomacia, cada nação atuava para garantir seus interesses internacionalmente; economicamente, buscava-se a hegemonia sobre o outro; militarmente, buscava o domínio pela maior quantidade de armamentos possível.

Na área da tecnologia, essa disputa também aconteceu com cada país querendo apresentar mais inovações em relação ao outro. Isso levou as duas nações a investirem na educação e realizar pesados investimentos em estudos científicos. Naquele momento, o avanço científico permitiu a abertura de uma nova fronteira: o espaço.

Até então desconhecido, o espaço começou a ser explorado no período da corrida espacial, e americanos e soviéticos disputavam quem faria as maiores descobertas. Assim, foram lançados satélites artificiais, sondas espaciais, expedições tripuladas para o espaço, até que, finalmente, foi enviada uma viagem tripulada para a Lua.

“Dominar” o espaço era algo fundamental dentro da disputa que era travada entre as duas nações, pois aquele que conquistasse essa nova fronteira da humanidade evidenciaria seu papel de potência. Explorar o espaço também se mostrava útil militarmente, pois permitiria monitorar os movimentos feitos pelo inimigo e abria uma nova possibilidade de ataque em caso de guerra. Para saber mais sobre, leia: Guerra Fria.

Explicação:


adrycarvalhomoraes: fdpp
adrycarvalhomoraes: ffddpp
Perguntas interessantes