Geografia, perguntado por GeovannaOliver8899, 1 ano atrás

3. (Vunesp-SP) Leia este trecho de uma crônica: [•■■] Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos "veículos" deles. [...] Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas. Millòr Fernandes, due país é este?, 19?8. No segundo período, a discrepância dos possessivos teu e tua (segunda pessoa do singular) com relação ao pronome você (terceira pessoa do singular) justifica-se como: a) possibilidade permitida pelo novo sistema ortográfico da língua portuguesa. b) um modo de escrever característico da linguagem jornalística. c) emprego perfeitamente correto, segundo a gramática normativa. d) aproveitamento estilístico de um uso do discurso coloquial. e) intenção de agredir com mau discurso os donos da comunicação.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
27
A alternativa A é falsa, pois o texto foi mesmo escrito antes da Reforma Ortográfica, de modo que isto não é sequer possível, e, de todo modo, não é permitido pelas novas regras.

A alternativa B também é falsa, pois o jornalismo, geralmente, evita a linguagem coloquial, que este uso evidencia.

A alternativa C também é falsa, pois o uso não é completamente correto de acordo com a gramática normativa.

A alternativa D é a alternativa verdadeira e, por se tratar de uma crônica, é comum o uso da língua coloquial, pois esta torna o texto mais acessível para o leitor.

A alternativa E é falsa, pois o objetivo do texto não é ofender os donos dos meios de comunicação com a má linguagem, como é evidente mesmo depois de fazer apenas uma leitura breve.
Respondido por willian1964
1

Resposta:

Letra D

Explicação:

Por se tratar de uma crônica, é comum o uso da língua coloquial, pois esta torna o texto mais acessível para o leitor.

Perguntas interessantes