3 - Vários acontecimentos históricos explicam a hegemonia europeia no mundo. Responda às questões.
A) Aponte, resumidamente, dois desses acontecimentos históricos.
B) Cite outro relativo à cartografia ou representação cartográfica do mundo e explique o nome que ela recebe.
C) O que é etnocentrismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. Os acontecimentos mais relacionados com a hegemonia europeia mundial compreendem os processos de colonização ocorridos em diversas regiões do mundo, onde países europeus eram as nações colonizadores, autodeclaradas civilizadoras.
b. Cartografia Eurocêntrica, que representa a porção europeia de forma maior do que na realidade é geograficamente.
c. O etnocentrismo compreende uma espécie de visão de mundo, que considera o próprio grupo étnico, cultural, religioso, mais importante do que os demais.
A) Neocolonialismo do século XIX e Racismo pseudocientífico.
O Neocolonialismo do século XIX, foi a partilha da África e da Ásia pelas potências europeias. Países como Inglaterra, França, Holanda, Bélgica criaram colônias para extração de matérias primas e vendas de produtos industrializados. Eles utilizavam como justificativa um método pseudocientífico que legitimava o racismo.
Alguns nomes como o Conde Gobineau, Franz Joseph Gall, Cesare Lombroso, foram fundamentais para criar o imaginário de incapacidade dos povos não europeus.
B) A cartografia é uma ciência política, para entender esta afirmação basta olhar o mapa na projeção de mercator. Nele a Europa é o centro do mundo, dividindo o mundo, sendo o continente com a maior referência do mundo.
C) O etnocentrismo é uma visão de mundo que coloca a sua etnia ou cultura como o centro do mundo. Quando os europeus tiveram contato com outros povos (indígenas, africanos, asiáticos) logo reconheceram na alteridade sua superioridade cultural, forçando os outros povos a aderirem a seu modo de vida, suas crenças e costumes.
Saiba mais sobre outros tipos de projeção cartográfica: https://brainly.com.br/tarefa/327915