3 vacina coronavirus, de laboratórios diferentes e a ação de cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pfizer: utiliza apenas uma parte sintética do material genético do vírus SARS-CoV-2, e não o vírus em si. Por isso, ela não provoca a doença Covid-19 em quem a recebe. Um RNA mensageiro (mRNA), da instruções ao organismo para a produção de proteínas (antígenos) encontradas na superfície do vírus. Agora, o sistema imunológico passa a produzir anticorpos e células de defesa.
Astrazeneca: A vacina usa uma versão enfraquecida de adenovírus como vetor. O adenovírus é modificado para não ser capaz de se replicar, além de carregar material genético que codifica a proteína Spike do SARS-CoV-2, utilizada pelo vírus para adentrar a célula.
Após a vacinação, a proteína de superfície Spike é produzida no corpo humano, desencadeando resposta imune que será capaz de atacar precocemente o vírus quando este infectar o corpo.
Coronavac: ´É composta por vírus inativado. As partes do novo coronavírus presentes na vacina são apenas aquelas que permitem o reconhecimento do vírus pelo nosso sistema imune e não pela sua parte responsável por causar a doença. Assim que a vacina for aplicada, células de defesa do nosso organismo encontram e respondem a essas partes do coronavírus, dando início à produção de anticorpos.