3. (UTFPR) Analise o uso da crase no fragmento: Escondidos seus processos industriais, os produtos adquirem uma aura quase divina, transformando dores vorazes, que se estapeiam em lojas à procura do último aparelho eletrônico. seus Assinale a alternativa em que o emprego da crase se justifica pelo mesmo uso que no fragmento acima. a) Ela ficou parada à espera de uma oportunidade para dar sua opinião. b) Os imigrantes sírios voltaram à terra de seus antepassados. c) Todos os funcionários do jornal foram à Lapa inaugurar a gráfica. d) Dirigia-se àquela população como seu reduto eleitoral. e) A placa indicava que era proibido virar à esquerda nesta rua.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) ficou parada à espera de uma oportunidade para dar sua opinião
Explicação:
Letra (A) está correta! Espero ter ajudado :)
A respeito do uso da crase, a única oração em que a crase se justifica pelo mesmo uso que no fragmento apresentado é: "Ela ficou parada à espera de uma oportunidade para dar sua opinião". Por causa disso, deve ser marcada a alternativa A.
O que é a crase? Para que ela serve?
Podemos dizer que a crase se define como a contração da preposição "a" com o artigo definido "a". Esse acento é utilizado somente antes de palavras femininas. A crase serve para indicar a contração de duas vogais idênticas, e isso faz com que não seja preciso escrever a a.
Dentre as alternativas, a única que apresenta o uso da crase justificado pelo mesmo caso apresentado no enunciado é a letra A, uma vez que a crase sempre deve aparecer antes de locuções prepositivas, como é o caso de "à espera de".
Veja mais sobre crase:
brainly.com.br/tarefa/20837068
#SPJ5