3) (UNESP - adaptada)
“Neste mesmo mês, três mil integralistas – a ‘luz da nova era’, segundo seu chefe, Plínio Salgado –, promovem seu Segundo Congresso Nacional… Sob o ridículo das saudações, da indumentária, dos rituais, havia planos concretos de influir no processo de decisão política. Além dos gestos e dos textos, eles saíam às ruas. Aparentemente, a Lei de Segurança Nacional se dirigia aos camisas verdes. Na realidade, o que visava eram as ameaças de mobilização… como a da Aliança Nacional Libertadora.”
(Paulo Sérgio Pinheiro, Estratégia da Ilusão.)
a) A que período de nossa história correspondem os fatos mencionados no texto?
b) Resuma o movimento chefiado por Plínio Salgado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
b) Plínio Salgado fundou e foi líder da Ação Integralista Brasileira, em 1932 ele iniciou uma sequencia de ações que resultaram na criação da Ação Integralista Brasileira.
Plínio Salgado idealizou um movimento partidário, posicionado politicamente como de extrema-direita, tendo inspiração fascista. Tendo como lema “Deus, Pátria e Família”, em 1932 Plínio Salgado lançou o Manifesto da Ação Integralista Brasileira. A AIB foi um movimento político ultranacionalista brasileiro, caracterizado também por ser corporativista, tradicionalista católica (de extrema-direita) e conservadorl.
Explicação:
giovana1caires:
Onde ta escrito ''b)'' é a resposta da A e o outro paragrafo que não tem letra é a resposta da b
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás