3) Uma das aplicações mais práticas do estudo sobre a forma dos corpos ígneos refere-se à prospecção mineral. A prospecção mineral pode ser entendida como uma série de atividades que se desenvolve visando encontrar um depósito mineral economicamente rentável. A interação das rochas ígneas com as rochas metamórficas pode ocorrer de diversas formas, conhecer a fundo essa relação pode ajudar a delimitar uma jazida, encontrar novos depósitos ao estabelecer um modelo geológico e, inclusive, estimar a quantidade de minério explorável. Considerando as rochas plutônicas, suas características e feições (formas) de ocorrência, e as rochas metamórficas, avalie as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Batólitos e plútons são feições geológicas associadas às rochas ígneas vulcânicas. b) Diques e soleiras são corpos ígneos intrusivos concordantes à foliação das rochas metamórficas. c) Magmas graníticos podem dar origem à diques que cortam discordantemente as rochas metamórficas, podendo causar, inclusive, um novo metamorfismo, neste caso, de contato. d) Todos os derrames vulcânicos estão associados à um cone vulcânico (vulcão). e) Como diques e soleiras são corpos intrusivos, não é possível que essas feições sejam formadas por rochas de granularidade fina (como o diabásio ou basalto
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
Os diques são formados por magma granítico, que por conter mais ácido, é mais destrutivo. Assim, os diques cortam as rochas preexistentes, caracterizando o metamorfismo de contato, devido à sua alta temperatura.
Os magmas graníticos podem dar origem a diques que cortam as rochas metamórficas, podendo até causar um novo metamorfismo, neste caso, o contato. A resposta é a opção C.
Magma granítico
As rochas magmáticas, também conhecidas como rochas ígneas, são originárias do magma encontrado no interior da Terra. A formação destas rochas deve-se ou resulta da diminuição da temperatura e pressão do magma à medida que este (o magma) se aproxima da crosta terrestre (rochas plutónicas) ou quando o magma é expelido da crosta pelos vulcões, arrefecendo rapidamente (rochas vulcânicas).
Os diques pegmatíticos são constituídos por rochas graníticas extremamente grandes e estão frequentemente associados aos últimos estágios de uma intrusão granítica ou a segregações metamórficas. Os diques aplíticos são formados por uma rocha de grão fino com composição granítica. A resposta correta é a alternativa C.
Você pode ler mais sobre a forma dos corpos ígneos, no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/17556315
#SPJ2