3. Uma criança havia estudado na escola que os caranguejos possuíam um esqueleto externo resistente. En tretanto, encontrou um desses animais com a carapaça mole e quebradiça. O desenvolvimento e o crescimento dos animais acontecem de diferentes formas, explique como ocorre esse processo nos crustáceos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A nova cutícula começa a ser desenvolvida.
2. Acontece a ecdise.
3. O crustáceo absorve água e aumenta de tamanho.
4. Essa água é gradualmente trocada por tecidos vivos.
Explicação:
Então, o exoesqueleto (o esqueleto externo; cutícula) dos caranguejos impede o crescimento deles, por isso que eles possuem um ciclo de troca, esse ciclo é chamado de ciclo de muda. O crustáceo começa a criar a nova cutícula e quando ela ainda estiver flexível acontece a ecdise (o exoesqueleto é abandonado) em seguida o crustáceo absorve bastante água, aumentando de tamanho. Essa água, então, é gradualmente trocada por tecidos vivos.
Nos crustáceos ocorre o processo de muda, ou ecdise, onde o exoesqueleto se desprende da derme permitindo que haja uma nova fase de crescimento do exoesqueleto e do animal.
Exoesqueleto em crustáceos
Uma das características do filo dos artrópodes é a presença da carapaça também chamada exoesqueleto. Essa estrutura é formada por proteínas, quitina e no caso dos crustáceos também ha presença de fosfato e carbonato de cálcio.
Muda ou ecdise
Devido à rigidez do exoesqueleto, o crescimento dos crustáceos fica comprometido. Por esse motivo, de tempos em tempos ocorre o processo de muda, onde o animal troca sua carapaça. Durante esse período o crescimento acontece. O novo exoesqueleto em formação é fino e flexível então há abertura para eles crescerem o suficiente durante o seu desenvolvimento.
Para saber mais sobre o exoesqueleto dos artrópodes, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/3378492