3)
Um aspecto importante da discussão sobre a literatura e a estética da recepção trouxe à tona conceitos como projeção e identificação. A respeito dos efeitos estéticos da obra sobre o leitor, é CORRETO afirmar:
a)
O leitor não tem participação no processo de reconhecimento e validação do texto.
b)
A teoria da psicanálise formulada por Freud reiterou o poder do autor sobre o texto.
c)
O leitor domina os efeitos de uma obra sobre ele porque mobiliza e nomeia conteúdos.
d)
O autor “perde” a posse do texto na medida em que esse texto se dispõe ao olhar do outro.
e)
A obra de ficção é um modelo de excelência na leitura, pois é um texto fechado e indisponível à interação com o leitor.
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Resposta:
d)
O autor “perde” a posse do texto na medida em que esse texto se dispõe ao olhar do outro.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Na perspectiva da estética da recepção, “o texto é um processo integral, que abrange desde a reação do autor ao mundo até sua experiência pelo leitor” (ISER, 1996, p. 13 apud LOIS, 2010, p. 32).
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Resposta:
D.
O autor “perde” a posse do texto na medida em que esse texto se dispõe ao olhar do outro.
Por que esta resposta é a correta?
Na perspectiva da estética da recepção, “o texto é um processo integral, que abrange desde a reação do autor ao mundo até sua experiência pelo leitor” (ISER, 1996, p. 13 apud LOIS, 2010, p. 32).
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