3. (UFSCar-SP) A exaltação do sentimento amoroso é tema recorrente em todos os períodos da literatura. No Classicismo português. Camões imprimiu-lhe uma característica própria das concepções literárias do momento. Leia a estrofe camoniana. Que se amor não se perde em vida ausente, Menos se perderá por morte escura; Porque, enfim, a alma vive eternamente. E amor é efeito da alma, e sempre dura. Dessa leitura, pode-se concluir que o conceito de amor: a) situa-se no plano físico e parte da explosão dos sentidos como elemento provocador das relações amorosas. b) procede de um exercício de natureza linguística, desligado de qualquer motivação vinda da realidade. c) decorre de uma idealização, posta à prova pelo poeta, hesitante quanto à validade das emoções experimentadas. d) ultrapassa o limite do plano físico e prende-se ao amor idealizado, livre das oscilações do sentimento amoroso. e) alterna-se entre os dados da razão e da emoção, e o eu lírico resolve o conflito cedendo às urgências dos sentidos.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!
Pode-se afirmar que a alternativa correta compreende a letra d) ultrapassa o limite do plano físico e prende-se ao amor idealizado, livre das oscilações do sentimento amoroso.
Isso ocorre porque o amor demonstrado no classicismo trata o sentimento como algo extremamente idealizado e fora das realidades, um sentimento que não passa por momentos ruins ou desencontros, mas sim num plano físico que embora ilusório, é perfeito e repleto de idealismo.
Perguntas interessantes