3 - (UFRJ) Segundo Anita Prestes, "o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha". (PRESTES, Anita. "A Coluna Prestes". São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
A) os "tenentes" queriam moralizar a vida política nacional, propondo uma ampla aliança de esquerda.
B) os "tenentes" queriam deixar de ser meros "jagunços" nas mãos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrático.
C) os "tenentes" queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial único e capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras.
D) os "tenentes" apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade.
E) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradição de intervenção militar na política, presente desde a Proclamação da República.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta: Letra D)
A interpretação de Anita Prestes a respeito do movimento tenentista no contexto da República Velha permite inferir que tal movimento se apresentava como alternativa política aos partidos políticos e ao regime que então vigia. Regime esse caracterizado pelas articulações entre os governos oligárquicos.
Os "tenentes" apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade. ( Alternativa D)
Segundo Anita Prestes, filha do militar Luis Carlos Prestes, o Tenentismo foi um momento de expressão do descontentamento dos militares perante aos ao ineficiência partidária da antiga república.
Durante a Política Café com Leite instaurado na República Velha, o exército brasileiro passou por impasses políticos e econômicos. O governo não disponibilizava as verbas básicas para medicamentos, salários, armamento e cavalaria além da demora nas promoções de cargo.
Foi nesse momento tortuoso que os militares resolveram protestar pelo seus direito, nascendo assim o Tenentismo. Esse movimento teve como principais ações a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Comuna de Manaus e a Coluna Prestes.
Após esses conflitos dos tenentes com as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, findou-se o reinado oligárquico com a Revolução de 1930, onde destruiu a política oligárquica e os militares foram nomeados a cargos políticos como recompensa de seus feitos.
Para Anita, esse movimento e a Coluna Preste demonstra o que é possível ser ganho com a força de vontade e engajamento do povo brasileiro.
Para mais informações, acesse:
Tenentismo: https://brainly.com.br/tarefa/1042308