3. (UFMG) Um corpo de massa m está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante é porque:
a) A força F é maior do que a da gravidade.
b) A força resultante sobre o corpo é nula.
c) A força F é menor do que a da gravidade.
d) A diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.
e) A afirmação da questão está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a aceleração da gravidade.
4-(Univali-SC) Uma única força atua sobre uma partícula em movimento. A partir do instante em que cessar a atuação da força, o movimento da partícula será:
a) retilíneo uniformemente acelerado. b) circular uniforme.
c) retilíneo uniforme.
d) retilíneo uniformement
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 03 - Alternativa correta letr LETRA “B” - A força resultante sobre o corpo é nula.
A Segunda lei de Newton mostra que, se não existir aceleração, não há aplicação de força resultante para os movimentos retilíneos. Como o corpo move-se com velocidade constante, podemos afirmar que a força resultante que atua sobre ele é nula.
Questão 4 - Alternativa correta letra C) retilíneo uniforme.
Explicação:
Pergunta 3: A força resultante sobre o corpo é nula (letra B).
1. Primeiro, é. Se posicionarmos o corpo em um eixo vertical, então a gravidade representa uma força para baixo e a força F, para cima, visto que o enunciado diz que é uma força em sentido contrário ao da gravidade. Você enxergará melhor esse esquema no desenho ao final.
2. Agora, é necessário recorrer à Primeira Lei de Newton, a qual diz sobre a Inércia. Segundo essa lei, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Estar em movimento retilíneo uniforme quer dizer que não há aceleração, ou seja, o corpo se movimentará em velocidade constante, visto que a aceleração modifica a velocidade.
3. A partir desses esclarecimentos, podemos julgar cada alternativa:
- Letra A = Incorreta. Se a força F fosse maior do que a da gravidade, teríamos uma força resultante. Desse modo, seria aplicada a Segunda Lei de Newton, que fala a respeito da atuação de forças resultantes. Nesse caso, teríamos aceleração e o movimento não seria a base de uma velocidade constante.
- Letra B = Correta. Se a força F (para cima) é igual à força da gravidade (para baixo), então as forças se anulam, de modo que o movimento seja retilíneo e constante (uniforme), pois não há aceleração.
- Letra C = Incorreta. Se a força F fosse menor do que a da gravidade, então a força da gravidade seria a resultante. Nesse caso, além de haver um movimento variado (pela aceleração), ele ocorreria no sentido da gravidade, ou seja, estaria se movendo para baixo.
- Letra D = Incorreta. Se a diferença entre os módulos das forças fosse diferente de zero, isso implicaria dizer que uma das forças é maior do que a outra. Nesse caso, fazemos o mesmo raciocínio da letra C, ou seja, teríamos uma força resultante e o movimento não poderia ser constante.
- Letra E = Incorreta. Vimos que se a força F impor uma força de mesmo módulo que a força da gravidade, elas se anulam e não há aceleração, apesar de haver movimento. Aqui, é importante destacar que essa análise deve ser feita considerando apenas o módulo, pois, como são forças de sentidos contrários, elas terão sinais contrários (uma será positiva e a outra negativa), de modo que a diferença resultaria em uma adição: F1 - (-F2) = F1 + F2.
Pergunta 4: Acredito que tenha faltado as alternativas completas, as quais são:
(a )retilíneo uniformente acelerado
(b)circular uniforme
(c)retilíneo uniforme
(d)retilíneo uniformemente retardado
(e)nulo. A partícula para
Neste caso, a letra C é a correta, se considerarmos que ela está no vácuo.
Essa questão lança mão da Primeira e da Segunda Lei de Newton. Pela Segunda Lei, entendemos que a aplicação de uma força (F) provocará o movimento de um corpo de massa (m) segundo uma aceleração (a): F = m.a
Desse modo, havia uma força sobre o corpo e o enunciado nos disse que ela é a única força. Ou seja, o corpo estava em movimento.
Contudo essa força cessou. Nesse caso, recorremos à Primeira Lei de Newton, a qual diz que se um corpo está em movimento, ele tenderá a continuar em movimento. Como não há mais forças, não pode ser nem a letra A nem a letra B, pois um movimento acelerado e um movimento circular implicam em forças resultantes, como vimos com a Segunda Lei.
- Observação: O movimento circular necessita de força centrípeta resultante.
Para ser um movimento uniformemente retardado, teríamos que ter uma força contrária. Mas o enunciado é claro em dizer que a força inicial era única.
E a letra E está incorreta, pois não obedece à Primeira Lei de Newton. Um corpo em movimento somente para se for implicada uma força de sentido contrário.
Desse modo, somente nos resta a letra C. Quando as forças atuantes em um corpo em movimento for nula, esse corpo sempre estará em movimento retilíneo uniforme.
- Você pode aprender mais sobre as Leis de Newton em: https://brainly.com.br/tarefa/12902558
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d35/51c3102a01cb6524973d87c335c1df0e.jpeg)