Biologia, perguntado por nandoaugusto106, 6 meses atrás


3. (UFC/2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo
Biologia, explique como ocorreu o início da vida na Terra:

Soluções para a tarefa

Respondido por melonidavi
2

Amg, não há resposta para esta pergunta, mas existem algumas teorias e descobertas que nos fazem ter uma ideia do que aconteceu:

1- O Planeta Terra: Primeiro, antes de tudo, precisamos saber que o planeta Terra está localizado , em uma região da galáxia perfeita para o surgimento de vida:

  • Nas bordas, há poucos elementos metálicos (como Ferro e Alumínio). Há predominância de Hidrogênio e Hélio.
  • No centro, há muita instabilidade e turbulências de matéria e corpos astronômicos
  • A região entre o centro e as bordas, é perfeita, pois é estável e rica em elementos químicos diversos.

Depois de analisar a galáxia, podemos analisar o nosso sistema estelar. Nosso sol não é nem muito velho e nem tão novo, o que faz com que o local onde nosso planeta está, seja perfeito:

  • Perto do sol há muita radiação, o que impossibilita a vida.
  • Longe do sol, há pouca radiação e consequentemente pouca energia, impossibilitando a vida.

2- A composição química do planeta e a origem de compostos orgânicos:

O vulcanismo, a atmosfera tempestuosa e os oceanos, reagiram para criar várias moléculas orgânicas. Diversos experimentos foram feitos para testar essa hipótese, com muitas variações de atmosferas, e esses experimentos resultam no surgimento de proteínas e membranas lipídicas, semelhantes a células. O mais famoso experimento foi o de Urey e Miller, baseados nas teorias de Oparin. Esse experimento combinava gases, descargas elétricas e um solução aquecida. (IMAGEM)

Com isso, descobriu-se que lipídeos e proteínas podem ter surgido em fumarolas oceânicas no passado.

3- Outro problema: Células não são formadas somente de membranas e proteínas. Para haver vida, precisa-se de um código genético que seja passado por gerações.

Sabe-se que o RNA pode se enrolar sobre si mesmo e se autoduplicar, coisa que o DNA não pode fazer sozinho, o que indica que o RNA foi a primeira molécula genética. Além dessa versatilidade, sabe-se também que o RNA pode construir-se em uma solução concentrada, como nos oceanos primitivos.

Dessa forma, uma membrana lipídica que englobe proteínas e RNA, pode ter dado origem à primeira célula - um organismo extremamente simples que absorve compostos químicos para continuar a duplicar seu material genético.

Anexos:
Perguntas interessantes