Português, perguntado por aliceoliveirape9078, 1 ano atrás

3. (Ufam) 0 carpe diem (aproveite o dia) pode ser identificado no seguinte excerto: a) Eu. Marília, não sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado. de tosco trato, de expressões grosseiro, dos frios gelos e dos sóis queimado. b) Nasce o Sol, e não dura mais que um dia. Depois da Luz se segue a noite escura. Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. c) Por que ao profundo sono, alma. tu te abandonas, e em pesado dormir, tão fundo assim ressonas? Não te move a aflição dessa mãe toda em pranto, que a morte tão cruel do filho chora tanto? d) Glaura! Glaura! Não respondes? E te escondes nestas brenhas? Dou às penhas meus lamento; Ó tormento sem igual. e) Nise? Nise? Onde estás? Aonde espera Achar-te uma alma, que por ti suspira; Se quanto a vista se dilata, e gira, Tanto mais de encontrar-te desespera!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

A alternativa correta é a A.


O trecho trazido na alternativa A é parte do poema “As Liras” de Tomás Antônio Gonzaga, um dos expoentes do arcadismo brasileiro.


O Arcadismo foi uma escola literária inspirada na natureza, que privilegiava a linguagem simples e direta, sem os questionamentos barrocos e rebuscamentos. Um de seus ideais era o “Carpe Diem”, utilizada como sinônimo de viver o momento presente, sem complicações.

Respondido por Liziamarcia
1

1-) " o carpe diem " está caracterizado na letra B


b) Nasce o Sol, e não dura mais que um dia. Depois da Luz se segue a noite escura. Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.


Carpe Diem--> aproveite a vida sem compromisso

Perguntas interessantes