3)
Toda água que escoa superficialmente sobre a área de uma bacia hidrográfica tende a deixar esta unidade territorial por meio de seu ponto de cota mais baixa (menor altitude de uma bacia hidrográfica). Este ponto é conhecido como:
Alternativas:
a)
foz ou nascente
b)
exutório ou foz
c)
tributário ou exutório
d)
nascente ou alfuente
e)
afluente ou tributário
4)
O território de uma bacia hidrográfica é determinado pelo posicionamento de uma linha imaginaria conhecida como divisor de águas. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. A linha formada pelo divisor de águas sempre irá constituir o limite entre duas bacias hidrográficas adjacentes;
II. Toda a água que incide sobre o território definido pelo divisor de águas irá convergir para o ponto mais baixo deste território;
III. A linha formada pelo divisor de águas sempre mostrará os limites extremos de uma bacia hidrográfica.
IV. O divisor de águas determina os afluentes da margem esquerda e margem direita de um rio.
Sobre os divisores de águas é correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e III
b)
II e IV
c)
I, II e III
d)
II, III e IV
e)
I, II, III e IV
5)
Um Plano de Gestão de Bacias Hidrográficas deve ser elaborado segundo um diagnóstico de diversos aspectos do território para o qual suas ações serão projetadas. Sobre o tema analise os itens abaixo:
I. Localização da bacia;
II. Meio físico;
III. Meio biótico;
IV. Meio sócio econômico.
Com base nestas informações podemos dizer que o diagnóstico da área, que precede as ações que serão adotadas, visando a gestão dos recursos hídricos, deve levar em consideração os itens:
Alternativas:
a)
Apenas I e III
b)
Apenas II e IV
c)
Apenas I, II e III
d)
Apenas II, III e IV
e)
I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
3) Alternativa B.
o exultório é sempre o ponto de menor altitude de uma bacia hidrográfica, este pode ser a foz do rio principal para onde converge todo escoamento superficial.
4) Alternativa C.
A afirmação IV está incorreta, pois os afluentes são classificados em afluentes direitos ou esquerdos de acordo com a posição onde se unem ao rio principal quando se está de frente para a foz.
5) Alternativa E.
Desde os anos 1990, na ocasião em que os Princípios de Dublin ganharam notoriedade, a gestão das bacias hidrográficas somente é considerada efetiva quando considera todos os aspectos, físicos, sociais e econômicos.
Segundo Yassuda: "A bacia hidrográfica é o palco unitário de interação das águas com o meio físico, o meio biótico e o meio social, econômico e cultural".
Espero ter ajudado, bons estudos.