3) Tivemos uma discussão interessante sobre questões relacionadas à nossa língua, especialmente, ao posicionamento e crenças dos brasileiros sobre o que é ter domínio da língua, saber falar "corretamente". Com base nisto, leia o trecho que segue:
"Todos sabemos que questões sociais e questões de linguagem estão ali, ó, juntinhas. Não é sem razão que o bafafá da última semana de julho, nas redes sociais e na web brasileira, tenha relação com um jovem médico que "debochou" de um paciente que "falava errado". [...] Não é novidade que as pessoas se julguem pela maneira como falam ou escrevem – isso em qualquer língua, mas fiquemos aqui pelas nossas redondezas. Também não é novidade que existem gramáticas, gramáticos e repetidores das tais "regras de português", geralmente um conjunto vagamente representado ou conhecido, e inconsistentemente operacional. [...] O "falar errado" – e também o escrever errado – estão fortemente associados à pobreza e à má escolarização ou à falta completa dela. É possível entrever, no entanto, mais discriminação social do que propriamente linguística, na maioria dos casos semelhantes a este" (Ana Elisa Ribeiro).
Disponível em: http://www.parabolaeditorial.com.br/component/easy... Acesso em 06 ago. 2016.
Assinale a alternativa correta quanto à temática do preconceito linguístico:
Alternativas:
• a) O preconceito linguístico é pouco discutido, por isso há tantos comentários sobre o falar "correto", o que reflete na formação linguística, nas aulas de língua portuguesa que, geralmente, priorizam apenas o ensino da norma padrão, da gramática normativa.
• b) O preconceito linguístico não é levado em consideração em nosso país, porque nossa língua é homogênea, por isso, é preciso que os falantes utilizem, a todo o momento, a norma padrão, apreendida na escola.
• c) O preconceito linguístico decorre do desconhecimento, por parte de pessoas humildes, do caráter imutável da língua, assim, estas acabam por cometer erros que são expostos, muitas vezes na mídia, para demarcar que há uma uniformização que precisa ser seguida.
• d) O preconceito linguístico serve para enfatizar a todos os falantes do português brasileiros que há pessoas que falam errado, porque assim, é possível criar uma consciência linguística que auxiliará na correção e normatização da nossa língua.
• e) O preconceito linguístico busca demonstrar que é possível falar certo, basta que os erros sejam observados e enfatizados, pois desta maneira e com o auxilio do professor de português é possível utilizar a língua corretamente na fala.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa correta é a letra a).
Perguntas interessantes
Ed. Moral,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás