3.Sobre o Texto II, responda aos itens. a) Quantas estrofes estão presentes? b) Que palavras conferem rimas ao poema? c) Qual é o tema abordado? Uma viagem ao céu - Leandro Gomes de Barros Uma vez, eu era pobre, Vivia sempre atrasado, Botei um negócio bom Porém vendi-o fiado Um dia até emprestei O livro do apurado. Pus a mão sobre a cabeça Fiquei pensando na vida Quando do lado do Céu Chegou uma alma perdida, Perguntou: - Era o senhor, Que aí vendia bebida? Dei a balança de esmola E fiz lenha do balcão, Desmanchei as prateleiras, Fiz delas um marquezão, Porém, roubaram-me a cama Fique dormindo no chão. Estava pensando na vida Como havia de passar, Não tinha mais um vintém, Nem jeito pra trabalhar. O marinheiro da venda Não queria mais fiar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)No texto II encontram-se 4 estrofes presentes
B)Atrasado, apurado e fiado.
C)O autor narra as dualidades entre céu e inferno, riqueza e pobreza e critica na narrativa a convivência cultural entre as pessoas pobres e as ricas.
:)
Resposta:
a) No texto II apresenta quatro estrofes.
b) "Atrazado-fiado-apurado; balcão-marquezão-chão; passar-trabalhar-fiar; vida, venda, perdida e bebida".
c) Narra de forma cômica e humorada uma viagem feita por um pobre comerciante. O autor narra as dualidades entre céu e inferno, riqueza e pobreza e crítica na narrativa a convivência cultural entre as pessoas "pobre e ricas".
d) " U/ ma/ vez,/ eu e/ ra/ po/ bre, A
vi/ via/ sem/ pre a/ tra/ sa/ do, B
bo/ tei um/ ne/ gó/ ci/ o/ bom C
po/ rém/ ven/ di-o/ fi/ a/ do B
um/ di/ a a/ té/ em/ pres/ tei D
o/ li/ vro/ do a/ pu/ ra/ do B