3. Sobre o Golpe da maioridade e o início do Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
a) D. Pedro II assumiu o trono em 1840, aos 14 anos de idade, através de um golpe organizado pela Assembleia, com o objetivo de ter um poder centralizado e combater as revoltas que ameaçavam a unidade territorial do Brasil.
b) Somente o partido conservador apoiou o golpe da maioridade, uma vez que o partido liberal lutava pela independência das províncias.
c) O apoio popular foi decisivo para o Golpe da Maioridade, a população exigia que D. Pedro II assumisse o trono, embora não fosse, civilmente, maior de idade.
d) Com D. Pedro II no poder, a escravidão foi abolida do Brasil, essa era uma das propostas principais de D. Pedro II para seu governo.
4. Sobre a política brasileira no início do Segundo Reinado é correta afirmar que:
a) Haviam dois partidos políticos, os restauradores, que desejavam o retorno de D. Pedro I e os Liberais, que defendiam uma maior autonomia das províncias.
b) Os partidos políticos existentes, Liberal e Conservador, atuaram, durante todo o Segundo Reinado em harmonia e coalização, garantindo a governabilidade de D. Pedro II.
c) Os dois partidos políticos, Liberal defensor de uma maior autonomia das províncias, e o Conservador defensor de uma centralização política do Imperador, revezaram-se no poder durante o Segundo Reinado.
Por favor me ajudem !!
❤✌❤✌
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
3- a) D. Pedro II assumiu o trono em 1840, aos 14 anos de idade, através de um golpe organizado pela Assembleia, com o objetivo de ter um poder centralizado e combater as revoltas que ameaçavam a unidade territorial do Brasil.
4- c) Os dois partidos políticos, Liberal defensor
de uma maior autonomia das províncias, e o Conservador defensor de uma centralização política do Imperador, revezaram-se no poder durante o Segundo Reinado.
Kieracass:
obrigada!!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás