3. Sobre a Ditadura Militar no Brasil: a interpretação da música, cantada em todo território nacional,
reflete a euforia do povo brasileiro com a vitória da seleção brasileira e a conquista do tricampeonato
mundial do futebol (México), em 1970.
"90 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração.
Vamos juntos, vamos, pra frente Brasil.
Salve a seleção.
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu as mãos
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração,
Todos juntos vamos (...)".
Soluções para a tarefa
Essa música chega a dar arrepios quando pensamos que a "Ditadura" Militar no Brasil foi meio "mal feita".
O Brasil teve um grande crescimento econômico, caracterizado pelo "Milagre Econômico" no governo Médici (anos 70), na mesma época da vitória do Brasil na Copa no México.
Tudo parecia perfeito. A economia ia bem. Os brasileiros estavam felizes. Mas ainda existia resistência. Uma resistência silenciada. Daí o termo "ditadura" (cunhado pela resistência).
Essa resistência eram os socialistas, marxistas, comunistas, leninistas. Eram pessoas que queriam o fim do capitalismo e a instituição do socialismo no Brasil, igual os bolcheviques fizeram na Rússia nos anos 1920.
"90 milhões em ação". Essa era a população do Brasil naquela época.
"Pra frente Brasil". Significa o progresso (ou a sensação de progresso) causada pela presença dos militares no poder.
"do meu coração". Referência ao lema da "Ditadura" no Brasil: "Ame-o ou deixe-o". Quem deixava o País eram presos políticos considerados subversivos (perigosos) para a nação - comunistas, socialistas...
"Vamos juntos, vamos, pra frente Brasil". Sensação de progresso. Pura propaganda política/ militar. Os "poderosos" queriam mostrar que o Brasil era um Pais forte, unido...
"Salve a seleção". O futebol era o bem mais precioso para a construção de um País forte.
"Corrente para frente". Sensação de progresso.
"Parece que todo o Brasil deu as mãos". Falsa sensação de união. Os brasileiros que "deram as mãos" não eram "perigosos". Os militares queriam limpar o País do comunismo. Fazer "lavagem cerebral" na população. Essa era a ideologia (modo de pensar) dos "comunas". Ironicamente, quem queria a "alienação" do Povo era justamente a "Resistência".
As últimas três estrofes (linhas) referem a sensação de união de um País tentando se erguer às sombras do País que trouxe a "ditadura" para o Brasil: os Estados Unidos da América.