3. Sobre a ascensão do Fascismo na Itália é incorreto afirmar que: *
a-Alta burguesia e elite conservadora apoiaram a criação do partido nacional fascista.
b-O Fascismo defendia um forte combate as organizações comunistas e socialistas.
c-A maior ação dos fascistas foi a Marcha sobre Roma.
d-A milícia fascista italiana ficou conhecida como camisas verdes.
e-A Carta de Lavoro enfraqueceu muito o legislativo italiano.
4. Sobre a ascensão do Nazismo na Alemanha é incorreto afirmar que: * A-Partido Nacional Socialista do Trabalhadores Alemães era o partido nazista.
B-Hitler foi preso e mesmo assim se tornou uma das maiores lideranças nazistas.
c-O livro "Minha luta" de Hitler justifica e faz a defesa ideológica do nazismo.
d-O incêndio do parlamento alemão possibilitou a ampliação dos poderes de Hitler.
e-O golpe de Estado executado por Hitler só foi possível devido ao grande apoio popular.
5. Podemos encontrar um ponto comum entre o Nazismo e o Fascismo na alternativa:
A-Combate ao comunismo.
b-Forte orientação de esquerda.
c-Perseguição de caráter religioso.
d-Aplicação de golpes de Estado.
e-Economia voltada para a valorização da agricultura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3D 4B 5A
Explicação:
Questão 3 - O fascismo, movimento conservador e autoritário de direita, tinha em seu sangue a amargura da derrota para a tríplice entente (EUA, Reino Unido e França) na primeira guerra mundial. Fatores somados à profunda crise financeira pós-guerra e o eco da Revolução Russa de 1917 -- que aumentou o número de cidadãos em organizações de esquerda -- alimentavam ainda mais o nacionalismo italiano. Benito Mussolini, líder do movimento, arrastou uma legião de militantes nas ruas de Roma e de outras várias cidades. Teve grande apoio da elite local e da alta burguesia. O congresso se viu enfraquecido pela Carta del Lavoro . Sua ramificação brasileira, o movimento integralista brasileiro ficou bastante conhecido pelos camisas verdes.
Questões 4 e 5 - A origem do nazismo é bem similar ao do fascismo italiano: crises econômicas, hiper-inflação (em 1923, US$ 1 equivalia a 4 bilhões de marcos) e o crescimento recorde de movimentos pró-URSS também atormentaram a elite germânica. Isso fez com que o partido nacional-socialista (o partido Nazista) aumentasse progressivamente as cadeiras do Reichstag (Parlamento) entre os anos de 1930 e 1932 e tivesse cada vez mais apoio da população e da alta burguesia, graças à propaganda e a lábia de Adolf Hitler. Uma das premissas do movimento era a eugenia, que privilegiava a etnia alemã (raça ariana) em detrimento das outras (judeus, ciganos, negros, LGBTs, PCDs). Todos os dois movimentos são de direita pelo forte nacionalismo e flerte com o conservadorismo.