3) Segundo Schneider (2010) as cooperativas promovem a inclusão social, por serem empreendimentos formados por pessoas livres e conscientes, que se organizam e se mobilizam coletivamente com um objetivo em comum. Quando possuem estruturas de pequeno e médio porte, ocorre um alto nível de confiança recíproca, o que pode fortalecer as ações coletivas. Além disso, o poder político e econômico é compartilhado, e todos os associados são incentivados a participar das decisões coletivas. O cooperativismo no Brasil é dividido desde 2020 em 7 ramos econômicos de atuação, e cada segmento possui suas Federações e Confederações, conforme a OCB (2022). Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I - O ramo crédito que inclui cooperativas que são formadas por indivíduos que possuem o objetivo comum de realizarem compra coletiva de bens para consumo dos associados. II – Transporte é um dos ramos do cooperativismo no Brasil. III – O ramo saúde inclui cooperativas que são formadas por indivíduos que necessitam ser tutelados ou que estejam em situação de desvantagem. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I III
Explicação passo a passo:
simples
De acordo com a definição de Schneider (2010) e os ramos do cooperativismo, podemos afirmar que apenas a alternativa II está correta.
Os 7 ramos do Cooperativismo
O cooperativismo é um modelo de negócio econômico e social, que tem por objetivo melhorar a vida das pessoas através da união e cooperação, garantindo-lhes melhores oportunidades.
No Brasil, até 2019, eram 13 ramos diferentes, mas após alguns processos, alguns ramos se unificaram e se tornaram 7. São eles:
- Agropecuário: envolve as atividades de agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira.
- Crédito: age com soluções financeiras, atendendo associados com preço justo e condições mais vantajosas.
- Transporte: foco em serviços de transporte de cargas e passageiros.
- Trabalho, Produção de Bens e Serviços: engloba serviços a terceiros e produzem bens, pensando no uso de material reciclável e no artesanato.
- Saúde: formado por médicos, odontológicos e profissionais dentro do CNAE 865.
- Consumo: envolve a realização de compras em comum.
- Infraestrutura: fornece serviços essenciais para a subsistência, como moradia.
A questão completa é: Segundo Schneider (2010) as cooperativas promovem a inclusão social, por serem empreendimentos formados por pessoas livres e conscientes, que se organizam e se mobilizam coletivamente com um objetivo em comum. Quando possuem estruturas de pequeno e médio porte, ocorre um alto nivel de confiança reciproca, o que pode fortalecer as ações coletivas. Além disso, o poder político e econômico é compartilhado, e todos os associados são incentivados a participar das decisões coletivas.
O cooperativismo no Brasil é dividido desde 2020 em 7 ramos econômicos de atuação, e cada segmento possui suas Federações e Confederações, conforme
a OCB (2022).
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I- O ramo crédito que inclui cooperativas que são formadas por individuos que possuem o objetivo comum de realizarem compra coletiva de bens para consumo dos associados.
Il- Transporte é um dos ramos do cooperativismo no Brasil.
III- O ramo saúde inclui cooperativas que são formadas por individuos que necessitam ser tutelados ou que estejam em situação de desvantagem.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a) I e Ill, apenas.
b) II, apenas.
c) l e ll, apenas.
d) I, II e III.
e) Ill, apenas.
Veja mais sobre Cooperativas em: https://brainly.com.br/tarefa/24731960
#SPJ4