3) Segundo França (2004, p.29), uma avaliação psicológica concretizada em perícia técnica é instrumento importante para o processo, mas há a necessidade de repensar a atuação do psicólogo jurídico, porquanto é somente uma das possibilidades de atuação deste profissional, que, igualmente pode calcar sua atuação orientando e acompanhando políticas preventivas, bem como estudar os efeitos das decisões jurídicas sobre a subjetividade de cada indivíduo envolvido no litígio. Quanto ao exercício da atividade e campo de atuação do psicólogo jurídico há um tripé, a saber:
Soluções para a tarefa
A política de desinstitucionalização teve um forte impulso com a implantação do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares – PNASH/Psiquiatria. O PNASH vem conseguindo nos últimos três anos vistoriar a totalidade dos hospitais psiquiátricos do país, leitos de unidades psiquiátricas em hospital geral, permitindo que um grande número de leitos inadequados às exigências mínimas de qualidade assistencial e respeito aos direitos humanos sejam retirados do sistema, sem acarretar desassistência para a população.
Considere as seguintes afirmações:
I - O PNASH/Psiquiatria é um dispositivo fundamental para a indução e efetivação da política de redução de leitos psiquiátricos e melhoria da qualidade da assistência hospitalar em psiquiatria.
II - Em muitos estados e municípios, o PNASH/Psiquiatria exerceu a função de desencadeador da reorganização da rede de saúde mental, diante da situação de fechamento de leitos psiquiátricos e da consequente expansão da rede extra-hospitalar.
III - Devido à falta aprimoramento do programa, o PNASH/Psiquiatria deixou de exercer um impacto importante no avanço da Reforma Psiquiátrica em municípios e estados com grande tradição hospitalar.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações estão corretas.
RESPOSTA CORRETA = I e a II estão literalmente correta .