3) Segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), em 2017, a quantidade de adubo entregue no mercado foi de 34,4 milhões de toneladas, mantendo-se estável quando comparado ao ano de 2016, com 34,1 milhões de toneladas. Sobre a produção e utilização de fertilizantes no Brasil.
Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso, para as afirmações a seguir:
( ) No Brasil, as culturas do feijão e do arroz são as que mais consomem fertilizantes.
( ) Os maiores consumidores de nutrientes minerais para fertilizantes no mundo são China, Índia, Estados Unidos e o Brasil, que ocupa a quarta posição.
( ) No Brasil, o maior consumidor de fertilizantes do país é o estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste.
( ) Apesar de o consumo de fertilizantes no Brasil representar 6% do total consumido no mundo, ele não depende de fertilizantes importados, em razão de sua grande produção interna.
( ) A oscilação do preço do petróleo tem influência direta nos preços dos fertilizantes praticados no Brasil, em razão dos custos dos fretes marítimos para importação de matérias-primas.
Assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.
A= V, F, V, F, V.
B= V, V, V, V, F.
C= V, F, V, F, F.
D= F, V, V, F, V.
E= F, V, F, V, F.
Soluções para a tarefa
Alternativa Correta: D) F, V, V, F, V.
Sobre a produção e utilização de fertilizantes no Brasil podese dizer que:
I.(Falso) No Brasil, as culturas da soja (35%), milho, cana-de-açúcar, café e algodão são as que mais consomem fertilizantes.
II. (Verdadeira) O maior consumidor de fertilizantes do Brasil é o estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste porque apresenta taxas altas de produtividade.
III.(Verdadeira) Brasil, que ocupa a quarta posição, dentre os maiores consumidores de nutrientes minerais para fertilizantes no mundo. Os primeiros lugares são para China, Índia e Estados Unidos.
IV. (Falso): o consumo de fertilizantes no Brasil representar 6% do total consumido no mundo, ele sim depende de fertilizantes importados.
V. (Verdadeira): O aumento do petróleotem influência direta nos preços dos fertilizantes praticados no Brasil, pois, aumentou o preço das matérias-primas derivadas do nitrogênio.
Resposta:
D= F, V, V, F, V.