3) Relacione os tipos de sujeitos : (pular 1 linha para cada frase )
(1) Sujeito Simples
(2) Sujeito Composto
(3) Sujeito Oculto
(4) Sujeito Indeterminado
(5) Oração sem sujeito
( ) Vou viajar hoje.
( ) Faz muitos anos que ele partiu.
Soluções para a tarefa
n sei a resposta mais sei a esplicação
Explicação:
Sujeito simples é quando a oração possui apenas um núcleo do sujeito ou Sintagma Nominal (SN). Núcleo do sujeito: É a palavra base (principal) do sujeito e pode ser um substantivo ou um pronome.
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”)
O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. Nos exemplos acima, as orações possuem sujeito, porém, eles não são expressos.
Sujeito indeterminado. É aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. ... O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração)
Oração sem sujeito. A oração sem sujeito é aquela que apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso. Como sabemos, os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado, certo?