Matemática, perguntado por bettycooper19, 11 meses atrás

3 quintos - 1 - 2 quintos
Resposta Completa ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ecm2
1

Explicação passo-a-passo:

Primeiro vamos escrever a equação:

 \frac{3}{5}  -   \frac{1}{1}  -  \frac{2}{5}

Note que escrevi 1 sobre 1 ao invés de ter escrito somente 1... O porquê disso? Para que lembremos que todo número natural pode ser escrito na forma de fração e 1 sobre 1 é uma fração que representa o próprio número 1.

Quando trabalhamos com frações devemos nos lembrar de igualar as bases, se quisermos somar ou subtrair.

No caso analisado temos duas frações na base 5 e uma fração na base 1. Para igualarmos as base devemos tirar o mínimo multiplo comum (MMC) entre os divisores das frações (no caso, 1 e 5).

O MMC entre 1 e 5 é o próprio número 5, logo:

 \frac{3}{5}  -  \frac{1}{1}  -  \frac{2}{5}  \\  \\  \frac{3}{5}  -  \frac{5}{5}  -  \frac{2}{5}  \\  \\   \frac{ - 4}{5}

A resposta é: -4 sobre 5

Obs: Depois que tiramos o MMC, pegamos esse número (o MMC) e dividimos pelo número da base das frações, como em duas das frações o número que é o MMC é também o número que aparece na base (o número 5) temos uma divisão com resultado 1, logo, ao multiplicarmos pelo dividendo (parte de cima da fração) obtemos o resultado que já apareceu anteriormente na equação. Porém ao refletirmos o processo na fração que representa o numeral 1, temos como resultado uma fração na forma 5 dividido por 5, a qual aparece na resolução acima.

Espero ter ajudado :/

Boa sorte!


bettycooper19: muito obrigadoooo
Perguntas interessantes