3 questões sobre musica vestibular e a historia musical.
Obs. e com respontas
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Texto para as questões de 40 a 42
“Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo.“
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.
40. De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical:
A. supõe a operação prévia da livre e consciente escolha de um dos três modos de recepção.
B. estabelece uma clara hierarquia entre as obras musicais, com base no valor intrínseco de cada uma delas.
C. privilegia determinado aspecto da obra musical, sem que isso implique a exclusão de outros.
D. ocorre de modo a propiciar uma combinação harmoniosa e equilibrada dos três modos de recepção.
E. subordina os modos de recepção aos diferentes propósitos dos compositores.
41. Nesse texto, o primeiro parágrafo e o conjunto dos demais articulam-se de modo a constituir, respectivamente,
A. uma proposição e seu esclarecimento.
B. um tema e suas variações.
C. uma premissa e suas contradições.
D. uma declaração e sua atenuação.
E. um paradoxo e sua superação.
42. Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
A. Com o corpo, ouve-se música sentindo-a em estado bruto, ocorrendo o mesmo se ouvi-la emotivamente.
B. Sai do estado bruto quem ouve música com o corpo, no caso de quem a sente de modo emotivo.
C. Para sentir a música emotivamente, quem sai do estado bruto é quem a ouve com o corpo.
D. Sai para o estado emotivo de ouvir música aquele que a ouvia no estado bruto do corpo.
E. Quem ouve música de modo emotivo deixa de senti-la no estado bruto, próprio de quem a ouve com o corpo.

FUVEST – Prova de 2012
Texto para as questões de 83 a 85
A Rosa de Hiroxima (Inicialmente um poema, foi interpretada, em forma de música, pelo cantor Ney Matogrosso[1])
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.”
Vinicius de Moraes, Antologia poética.
83. Neste poema,
A. a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto.
B. parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.
C. o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.
D. o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.
E. o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.
84. Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos:
A. 2 e 17.
B. 1 e 5.
C. 8 e 15.
D. 9 e 18.
E. 14 e 3.
85. Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso:
A. “Mudas telepáticas”. (V. 2)
B. “Mas oh não se esqueçam”. (V. 9)
C. “Da rosa da rosa”. (V. 10)
D. “Estúpida e inválida”. (V. 14)
E. “A antirrosa atômica”. (V. 16)
“Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo.“
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.
40. De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical:
A. supõe a operação prévia da livre e consciente escolha de um dos três modos de recepção.
B. estabelece uma clara hierarquia entre as obras musicais, com base no valor intrínseco de cada uma delas.
C. privilegia determinado aspecto da obra musical, sem que isso implique a exclusão de outros.
D. ocorre de modo a propiciar uma combinação harmoniosa e equilibrada dos três modos de recepção.
E. subordina os modos de recepção aos diferentes propósitos dos compositores.
41. Nesse texto, o primeiro parágrafo e o conjunto dos demais articulam-se de modo a constituir, respectivamente,
A. uma proposição e seu esclarecimento.
B. um tema e suas variações.
C. uma premissa e suas contradições.
D. uma declaração e sua atenuação.
E. um paradoxo e sua superação.
42. Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
A. Com o corpo, ouve-se música sentindo-a em estado bruto, ocorrendo o mesmo se ouvi-la emotivamente.
B. Sai do estado bruto quem ouve música com o corpo, no caso de quem a sente de modo emotivo.
C. Para sentir a música emotivamente, quem sai do estado bruto é quem a ouve com o corpo.
D. Sai para o estado emotivo de ouvir música aquele que a ouvia no estado bruto do corpo.
E. Quem ouve música de modo emotivo deixa de senti-la no estado bruto, próprio de quem a ouve com o corpo.

FUVEST – Prova de 2012
Texto para as questões de 83 a 85
A Rosa de Hiroxima (Inicialmente um poema, foi interpretada, em forma de música, pelo cantor Ney Matogrosso[1])
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.”
Vinicius de Moraes, Antologia poética.
83. Neste poema,
A. a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto.
B. parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.
C. o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.
D. o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.
E. o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.
84. Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos:
A. 2 e 17.
B. 1 e 5.
C. 8 e 15.
D. 9 e 18.
E. 14 e 3.
85. Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso:
A. “Mudas telepáticas”. (V. 2)
B. “Mas oh não se esqueçam”. (V. 9)
C. “Da rosa da rosa”. (V. 10)
D. “Estúpida e inválida”. (V. 14)
E. “A antirrosa atômica”. (V. 16)
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