3 - Que motivos levaram o Brasil a ser um dos maiores exportadores de café entre os anos de 1830 e 1850?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ensacamento para exportação, no auge do ciclo do café. - Foto: No final do ano passado, a Nestlé inaugurou no município de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, a primeira fábrica para produção de cápsulas Nescafé Dolce Gusto fora da Europa. A unidade utiliza café 100% brasileiro, além de outras matérias-primas nacionais como leite, cacau e açúcar.
Entre outros motivos, a instalação da nova fábrica deve-se ao fato do Brasil ser o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor do produto. Nosso parque cafeeiro atual é estimado em 2,25 milhões de hectares e são aproximadamente 287 mil produtores, em 1900 municípios, concentrados principalmente nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná e Goiás.
A relação do país com o café é antiga e essa matéria prima já foi a principal base da nossa economia, durante o período conhecido como economia cafeeira, que durou entre os anos de 1840 e 1930.
Quando chegou ao Brasil, no século XVIII, o café era somente um produto artesanal. No começo do século seguinte, ele passou a ser produzido para exportação e, principalmente a partir da década de 1830, passou a ser central em nossa economia.