3. Que fator é considerado determinante para a diversidade microbiana em neonatos?
Quais as vantagens que o parto normal apresenta em termos de diversidade
microbiana em relação ao parto por cesariana?
4. Como a diversidade microbiana se altera ao longo do desenvolvimento humano?
5. Qual a relação entre a microbiota e o sistema imunológico nos seres humanos? E
com a obesidade?
6. O que difere probióticos de prebióticos?
7. Como os probióticos atuam na manutenção da homeostase intestinal?
8. Sabe-se que a automedicação por antibióticos é uma das causas para o surgimento
de linhagens de bactérias resistentes a esses medicamentos. Como os antibióticos
atuam sobre a microbiota natural do ser humano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
3- O fator responsável por essa diversidade microbiana é a exposição aos microrganismos após o parto, porém os bebês que nascem através do parto normal têm menos chances de terem doenças e risco de obesidade depois que crescem.
4- A diversidade microbiana se altera com a idade, alimentação, localização geográfica, suplementos alimentares, antibióticos e outros fatores ambientais.
5- A relação da microbiota tanto com a imunidade tanto com a obesidade se dá ao fato de que ela apresenta diferenças em pessoas diferentes, causando alterações na imunidade e consequentemente fazendo com que certas pessoas sejam mais resistentes a certas doenças e outras não, e também influenciando no peso de certas pessoas. Porém ainda não se sabe se são as doenças que fazem com que a microbiota mude ou não, e no caso da obesidade, há outros estudos que mostram que a perda ou o aumento de peso também influencia nas microbiotas, gerando mais debates sobre o assunto.
6- As características que diferem os prebióticos dos probióticos é que, os probióticos são bactérias benéficas do nosso organismo e os prebióticos são fibras utilizadas pelos probióticos.
7- Os probióticos recompõem a microbiota intestinal juntando a mucosa intestinal, fazendo com que ela se prolifere.
8- Os antibióticos causam distúrbios no microbiota intestinal, pois os antibióticos tem diferentes efeitos em diferentes bactérias causando problemas para o ser humano.