História, perguntado por silviaarc, 1 ano atrás

3) Quando pensamos nas fontes imprescindíveis e inquestionáveis para a produção historiográfica, pensamos nas fontes escritas: documentos legais, processos judiciais, livros, cartas, jornais, etc.; mas pouco pensamos nos testemunhos orais e nas imagens. Esse esquecimento se deve à tradição historiográfica do século XIX, que considerava apenas os documentos escritos oficias como fontes históricas. Sobre a forma como os historiadores consideram ATUALMENTE as fontes escritas, imagéticas e orais; assinale a única afirmação correta: Alternativas: a) Atualmente os historiadores desvalorizam a memória e os relatos orais, pois são repletos de lapsos que dificultam a compreensão dos significados que os eventos podem assumir. b) Todos os documentos escritos apresentam a mesma lógica de produção, portanto, o historiador deve utilizar os mesmos conceitos e métodos para analisar, por exemplo, uma carta, um livro de literatura e um processo judicial. c) A produção historiográfica acadêmica atual utiliza largamente fontes escritas, imagéticas e orais; porém, o ensino básico de história deve ignorar essa pluralidade de fontes, uma vez que os alunos não têm condições intelectuais de lidar com essa complexidade. d) Atualmente os historiadores valorizam os relatos orais e as imagens como fontes históricas, pois começamos a resgatar os métodos das escolas historiográficas do século XIX, suprimidos pela Escola dos Annales. e) A partir das discussões de Erwin Panofsky se desenvolveram metodologias bastante produtivas para o estudo das imagens, fundamentadas nas análises: pré-iconográfica, iconográfica e iconológica. 4) Trata-se de imaginar a narrativa como esta linha que caminha para frente, mas que é capaz de aceitar reviravolta e interrupções. Uma linha que pode se desdobrar em três, seis, dez quadros. Quadros possuindo desenvolvimentos relativamente autônomos. Quadros que podem parar, recuar em relação à linha fundamental, e que se relacionam entre si, formando uma espécie de teia, capaz de enredar a narrativa e produzir o conhecimento histórico. Com base no excerto anterior e seus estudos sobre o estruturalismo, o pós-estruturalismo e outros debates contemporâneos, avalie as afirmações a seguir: I) A narrativa é irrelevante como forma de transmissão do conhecimento histórico, apresenta pouca importância e se concentra apenas em grandes eventos históricos. II) Os debates contemporâneos da linguagem têm como principal elemento designar o predomínio da linguagem sobre o pensamento, é um outro entendimento sobre a relação entre realidade e linguagem. III) Com os estudos, por exemplo, de Michel Foucault o próprio conceito de homem passa a ser visto como uma construção discursiva datada e não uma categoria universal. Está correto o que se afirma em: Alternativas: a) Apenas II. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas I e III. e) Apenas III. 5) "Não à toa comecei a trabalhar com a história das mulheres na década de 1970. Grandes transformações assinalavam a historiografia, os grandes temas em que os donos do poder ocupavam o cenário, cediam lugar a temáticas e grupos sociais até então excluídos do seu interesse. Some-se a esse processo a segunda vaga do feminismo, ocorrido a partir de fins dos anos 1960, do que resultou um fértil intercâmbio, alçando-se as mulheres à condição de objeto e sujeito da história." (SOIHET, Raquel. História das Mulheres e História de Gênero: um Depoimento. Cadernos Pagu: Campinas, 1998. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8634464/2388. Acesso em: 24 fev 2018.) Sobre a historiografia nacional, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas: I) Com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, financiado pelo regime civil-militar de 1964, se estabeleceu uma historiografia fundamentada nas correntes marxista e culturalista. PORQUE II) O período exigia uma reflexão progressista, considerando o ambiente de abertura intelectual, que procurou construir interpretações a partir de uma leitura estruturalista, científica e imparcial. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I. b) A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. d) As asserções I e II são proposições falsas. e) A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.


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Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
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Olá,

3. e) A partir das discussões de Erwin Panofsky se desenvolveram metodologias bastante produtivas para o estudo das imagens, fundamentadas nas análises: pré-iconográfica, iconográfica e iconológica. Erwin Panofsky é um dos principais representantes do método iconológico, ou seja, do estudo da origem e formação de imagens. Distingue iconografia, como o estudo do tema, de iconologia, que é o estudo do significado, e submetidos a três níveis de compreensão: primário, secundário e significado intrínseco.

4. Alternativa correta:  c) Apenas II e III.

I. incorreto. Para o estruturalismo e pós-estruturalismo,  toda narrativa é composta por unidades ou imagens, numa textualidade aberta e infinita.

II. correto. O ênfase dado a linguagem  está no sentido  produzido por uma estrutura  na escritura e no sentido de é o sujeito que confere  o sentido.

III. correto. Para Michel Foucault, deve-se considerar as narrativas discursivas a partir das condições históricas do homem, associadas ao seu surgimento, dando assim sua legitimidade.

5. d) As asserções I e II são proposições falsas.

I. Incorreto. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi criado em 1838 com o intuito de pesquisar e periodizar a história brasileira. O período militar foi marcado pelo coronelismo, patriarcalismo, clientelismo e patrimonialismo.

II. incorreto.  Os militares impuseram um processo  de modernização autoritária para promover o desenvolvimento, impondo restrições de pensamento e liberdade democrática e com forte concentração de riquezas.



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