3) Quando falamos, utilizamos unidades de sons disponíveis em nossa língua para nos comunicarmos, a fonologia da língua determina como os segmentos da língua podem se combinar e em quais contextos cada um deles pode ocorrer. Não temos nenhuma dificuldade ao falar nossa língua materna pois é um ato tão comum que não percebemos os aspectos envolvidos na fala. Ao iniciar o estudo de uma língua estrangeira, essa situação inconsciente se modifica pois nos deparamos com alguns sons que não conseguimos pronunciar. A produção de sons em uma língua estrangeira requer o aprendizado de uma gramática internalizada cujo domínio nós não possuímos e cuja composição fônica também desconhecemos. Essa gramática é o conhecimento que os falantes possuem quando falam uma determinada língua e é um processo inconsciente. O aprendizado da língua estrangeira, portanto, caracteriza-se pelo domínio da estrutura gramatical da outra língua, onde devemos aprender as relações contrastivas, não contrastivas e combinatórias da língua em aprendizado. Na aprendizagem da escrita, a criança estabelece inicialmente dois princípios de natureza gráfica para ler: a) princípio da quantidade mínima de letras, cujo pressuposto é de que a escrita deve possuir um número suficiente de letras; b) princípio da variedade interna de letras, em que um objeto gráfico deve apresentar caracteres diferentes para constituir-se como um objeto da escrita. MADRUGA, M. R. Fonética e Fonologias da Língua Portuguesa: Ensino de línguas materna e estrangeira. Unidade 4, Seção 2. Kroton. 2017. Considerando o aprendizado da escrita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Esses dois princípios são extremamente importantes para a reformulação das hipóteses da criança sobre a língua escrita. PORQUE II. Eles evidenciam um fator de equilíbrio no conhecimento construído por elas sobre a escrita. A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá,
I. Verdadeiro. Os dois princípios apresentados (quantidade mínima de letras e da variedade interna de letras) são importantes para o processo de aprendizagem da leitura porque possibilitam a reformulação das hipóteses da criança acerca da língua escrita.
II. Falso. Para Davis & Espósito (1990) o conhecimento é construído por meio de um processo onde ocorrem equilíbrios e desequilíbrios, onde em certas situações os esquemas disponíveis ao sujeito não são suficientes para assimilar o objeto.
A preposição I é verdadeira, mas a II é falsa.
Abraços!
Perguntas interessantes