3) Qual era o objetivo das navegações europeias? Qual era o plano do navegador Cristóvão
Colombo? O que deu errado no plano de Colombo?
4) Para que serviu o Tratado de Tordesilhas?
5) Quais foram os principais navegadores da época?
6) Quais eram os produtos comerciais mais importantes da época?
7) Quais são as principais práticas mercantilistas?
8) O que era o Pacto Colonial? Quem saía ganhando com ele?
9) Quais eram as maiores potências comerciais e coloniais do mercantilismo?
10) Qual era a relação da Igreja Católica com o mercantilismo?
11) Como eram as colônias na América do norte?
12) Qual é a diferença de uma República como a nossa para um governo absolutista?
13) Qual foi a transformação política ocorrida nos últimos séculos do feudalismo?
14) Quais foram as dificuldades encontradas pelas nações europeias entre os séculos XV e
XVII?
15) Quais as principais diferenças entre governos feudais absolutistas?
16) Quais foram as principais ações absolutistas do rei Henrique IV?
17) Quais foram as principais ações absolutistas do rei Luís XIV?
18) O que aconteceu com Carlos I devido ao seu absolutismo?
19) Como aconteceu o fim do absolutismo na Inglaterra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
3- O objetivo principal das grandes navegações era buscar uma outra rota marítima que levasse as índias. Porque, grande parte das rotas comerciais estavam já dominadas pela Itália, então diversos países europeus se lançaram ao mar em busca de novas formas para chegar as índias.
4- O plano de Cristóvão era chegar a Índia, traçando o caminho mais curto.
5- O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
6- O termo especiaria ou espécie do latim species, a partir dos séculos XIV e XV na Europa Ocidental, designou diversos produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz), de aroma ou sabor acentuados. Isto deve-se à presença de óleos essenciais. O seu uso distingue-as das ervas aromáticas, das quais são utilizadas principalmente as folhas.
7- O mercantilismo foi um sistema de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII. Esse sistema tinha por objetivo central proteger a economia nacional através de medidas como protecionismo alfandegário, expedições marítimas, metalismo, entre outras.
8- O chamado Pacto Colonial foi como ficou conhecido a relação de comércio entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias, na Idade Moderna. Ocorreu ao longo dos séculos XV, XVII e XVIII, de uma forma geral, dentro do chamado Antigo Sistema Colonial, onde as Américas eram colônias, sendo dominadas e exploradas pelas metrópoles europeias: Espanha, Portugal, França e Inglaterra.
9- Entre os principais países que adotam o mercantilismo como modelo econômico, podemos citar França, Inglaterra, Espanha e Portugal. ... Espanha: entre os espanhóis, a prática mercantilista esteve ligada à exploração dos metais preciosos encontrados nas colônias americanas.
10- O mercantilismo fazia parte sistema político, econômico e social do antigo regime. O mercantilismo foi a substituição da economia basicamente rural pela ascensão comercial. A igreja católica e o Estado interviam na vida das pessoas, não permitindo a liberdade religiosa ou convicção filosófica ou política.
11- As “colônias do Norte” eram formadas pelas colônias de Massachusetts, New Hampshire, Connecticut e Rhodes Island. E foram fundadas al longo do ano de 1620. Também chamada de “colônia de Massachusetts” ou “Nova Inglaterra”. Essa área foi fundada em um sistema de “autogoverno”.
12- Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo.
13- Na política, a Europa também sofreu grandes mudanças. No final do século XIII, a relação entre feudalismo e vassalagem perdeu sua força, e a Europa presenciou um processo de fortalecimento da posição do rei e o surgimento de um aparato burocrático que deu origem ao Estado Nacional.
14- Dá-se o nome de neocolonialismo ao processo de dominação política e econômica, pelas potências capitalistas ou ex-colônias ocidentais, no final do século XIX e ao longo do século XX, de regiões ou nações da África e da Ásia. As potências colonialistas incluem a Grã-Bretanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia Áustria-Hungria e Império Otomano.
15- Em uma Monarquia Absolutista o Rei é considerado como o "senhor" do Estado e detém todo o poder político, sendo comandante do exército e responsável pela proteção de todo o reino, enquanto que em uma Monarquia Feudal o poder político é dividido entre o Rei e os Senhores Feudais, que dividem com o Rei a tarefa de governar.
16- Henrique IV (1589 – 1610): 1598: Édito de Nantes – liberdade de culto aos protestantes.
17- Luís XV (1715 – 1774): Derrota na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763).
Perda do Canadá e Índia.
18- Entretanto, em 1641, Carlos I tentou novamente dissolver o parlamento para ampliar seu poder. Essa medida desencadeou uma guerra civil na Inglaterra, também conhecida como Revolução Puritana (1641-1649). As forças em luta durante a guerra civil dividiam-se entre os apoiadores de Carlos I, os Cavaleiros, formados principalmente por anglicanos, católicos e latifundiários; e os defensores do poder do Parlamento, conhecidos como Cabeças Redondas, em razão do corte de cabelo arredondado, que eram liderados por Oliver Cromwell e apoiados pelos demais setores da sociedade inglesa, como os puritanos e os presbiterianos.
19- O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista.
Explicação: A décima quarta pergunta eu sugiro uma nova pesquisa pois não tenho certeza que esteja certa.