3- Qual é a relação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro durante os
primeiros 30 anos de 1900?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A absoluta influência da mineração na economia do estado
Explicação:
Resposta:
INTRODUÇÃO
Com o fim do Brasil colônia, transformou-se em uma República federativa dos estados unidos do brasil.
A tomada de decisão de ser uma república democrata, declarado pelo governo provisório, entrou-se no poder o marechal Deodoro de Fonseca, militar conclamado pela relevância na proclamação da República, junto com Floriano Peixoto.
Depois da morte de Deodoro, o seu vice Floriano assumiu o mandado.
O Floriano colocou Rui Barbosa no poder de ministro da fazenda, permitindo que bancos privados pudesse fabricar dinheiro, causando uma inflação, entrando em crise, conhecido como encilhamento, fora a revolta da vacina e problemas relacionados a escravidão fez com que acaba-se seu mandato, conhecido como República da Espada, por ser ambos comandados por militares.
Resposta,
Por conta que quem se destacava na economia era São Paulo, com destaque no café, e Minas gerais, com destaque no leite, para mantê-los no poder, criou-se a Politica do Café com Leite, onde revisava a presidência entre eles, durou 30 anos. Esse período ficou conhecida como República oligarquia, que significa -oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos")- onde ocorria fraudes, e voto cabresto, violência, censura entre outras coisas.
Após Washington Luiz (SP, quem entraria no poder era um mineiro, porém indicou Júlio Prestes (SP), causando rebuliço com isso MG lançou Getúlio Vargas, um gaúcho, junto com uma aliança liberal, com Rio grande do sul.
Mesmo com a aliança, quem ganhou foi Júlio Prestes junto com seu vice João pessoa. Mas com a morte de João pessoa, não tendo haver com política, saiu do governo, entrando Getúlio Vargas iniciando a nova república, em 1931.
Espero ter ajudado :)