História, perguntado por imavenus1103, 6 meses atrás

3) Qual das alternativas não aborda uma medida adotada por D. João Vi após sua chegada no Brasil? a) Criou o Jardim Botânico, a Biblioteca Real e a Academia de Belas-Artes. b) Criou cursos superiores e permitiu o funcionamento da imprensa no Brasil. c) Elevou o Brasil à condição de Reino Unido. Consequentemente, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. d) Adotou medidas que privilegiaram os interesses franceses.

4) Por que D. João VI voltou para Portugal e nomeou seu filho como principe regente do Brasil? a) D. João Vi não desejava governar o Brasil. b) Com a vitória da Revolução Constitucionalista do Porto, para não perder o trono, D. João Vi foi obrigado a voltar para Portugal. c) Os ingleses queriam que D. João Vi voltasse para Portugal.​

Soluções para a tarefa

Respondido por caioassitop
1

Resposta:

3 c) Elevou o Brasil à condição de Reino Unido. Consequentemente, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal.

4)b) Com a vitória da Revolução Constitucionalista do Porto, para não perder o trono, D. João Vi foi obrigado a voltar para Portugal.

Explicação:

3)

Duas medidas de destaque de D.João VI foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

4)

A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado. Aquietados os ânimos com a expulsão dos franceses de Portugal e seus sucessivos reveses militares, iniciaram-se os pedidos pela volta da família real e de toda a Corte para a Europa.

Perguntas interessantes