3) Quais os principais SOFISTAS Fale sobre DOIS deles
Soluções para a tarefa
Os principais sofistas foram Protágoras, Hípias de Élis e Trasímaco e Górgias:
Protágoras: Nasceu no ano de 490 a.C. em Abdera e é considerado por muitos autores como sendo o primeiro sofista. Entre as diversas hipóteses levantadas por ele, Protágoras afirmava que “o homem era a medida de todas as coisas”. Sua afirmação foi base para o relativismo, no qual cada indivíduo interpreta uma coisa de sua forma específica. É como se não houvesse a possibilidade de um pensamento universal, mas as coisas são da forma como aparecem a cada pessoa, em sua dimensão individual. Por isso não há como conhecer o verdadeiro e separá-lo do falso, não existe o belo e o feito, esses conceitos são relativos e dependem da subjetividade e individualidade.
Hípias de Élis: Era um sofista especialista natural da Grécia. Além de filósofo, era um matemático e sabia dialogar sobre vários assuntos como poesia, astronomia. Hípias deu importantes contribuições para a área da geometria e dentro da filosofia, versava sobre o relativismo moral, a universalidade da virtude e a defesa do igualitarismo.
Trasímaco: Esse personagem ficou muito conhecido através de uma declaração em que afirmava que “a justiça seria apenas a vantagem do mais forte”. Trasímaco questionava a relação entre a justiça, a cidade e o governo. Para ele, os governantes almejavam o poder apenas para benefício próprio e não em favor dos governados. De igual modo, a justiça era utilizada pelos governantes para eles terem vantagens.
Górgias: Górgias, nasceu em Leontinos, na Sicília, por volta de 483 a.C. e morreu em Lárissa, cerca de 380 a.C. Foi um filósofo grego que junto à Protágoras, formou a primeira geração de sofistas. Destacou-se como orador e retórico, de modo que confiava na objetividade da elocução; segundo ele: “A persuasão aliada as palavras modela a mente dos homens como quiser”. Durante sua vida, esteve muito interessado em divulgar seu conhecimento, o que o levou a discursar em várias cidades e, sobretudo, nos grandes centros pan-helênicos como Olímpia e Delfos. Teve uma vida longa (cerca de 100 anos), nomeado Embaixador de Atenas, com cerca de 60 anos.
→Espero ter ajudado, bons estudos :))
→ Se puder, marque como melhor resposta. Ajuda muito :)