3) quais mudanças ocorreram na educação durante o estado novo?
4) qual objetivo da marcha para o oeste no governo no estado novo?
5) qual objetivo da politica indigenista do governo Vargas?
6) qual reação dos grupos indígenas quanto as ações do estado?
7) qual o papel do cinema e do radio no estado novo?
8) qual o nome do programa de radio criado no estado novo pelo Getúlio Vargas que ainda hoje esta ativo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
3) foram feitas reformas que perduraram muitas décadas além da de 1940. A Reforma do Ensino Secundário de 1942, a Reforma Universitária, com a criação e padronização do sistema universitário público federal, a criação da Universidade do Brasil, a criação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, estão entre tais iniciativas. No caso do ensino primário, a política que talvez melhor exprima o tom daquele governo tenha sido a nacionalização do ensino, ou seja, o fechamento de escolas estrangeiras, a construção de unidades escolares e a imposição de um sistema nacional de ensino. A educação do primeiro governo Vargas ficou identificada com o ministro Gustavo Capanema, que esteve à frente do ministério da Educação por 11 anos, de 1934 a 1945.
4) A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
5) Vargas prometeu distribuir terras para os índios e caboclos que viviam na região. Ao "fixar o homem à terra", o Estado extirparia as raízes do nomadismo, convertendo índios e sertanejos em cidadãos produtivos. O SPI iria doutrinar os índios, "fazendo-os compreender a necessidade do trabalho".
6) Confrontados com um projeto estatal ambigüo, grupos indígenas deram várias respostas. ... prestar mais atenção à variedade e às nuances da reação indígena ao poder do Estado.
7) Mais do que um meio de entretenimento e
informação, o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de
o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de formar opiniões e mobilizar a sociedade em prol de determinados
o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de formar opiniões e mobilizar a sociedade em prol de determinados interesses. Tendo inicialmente o objetivo de difundir a cultura e promover
o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de formar opiniões e mobilizar a sociedade em prol de determinados interesses. Tendo inicialmente o objetivo de difundir a cultura e promover a integração nacional, o rádio logo assumiu um papel de destaque,
o rádio foi utilizado como um instrumento político capaz de formar opiniões e mobilizar a sociedade em prol de determinados interesses. Tendo inicialmente o objetivo de difundir a cultura e promover a integração nacional, o rádio logo assumiu um papel de destaque, tornando-se capaz de alterar hábitos e criar necessidades.
Cinema: Cinearte procurava destacar o potencial educativo e propagandístico da "sétima arte", citando o exemplo de outros países que já utilizavam o cinema como um importante instrumento de formação das consciências.
8) O programa surgiu em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional e divulgava apenas os atos do Poder Executivo.
O programa surgiu em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional e divulgava apenas os atos do Poder Executivo.Em 1938, passou a se chamar Hora do Brasil e sua veiculação tornou-se obrigatória. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, mudou para Voz do Brasil, passando a divulgar também os debates do Congresso Nacional. Hoje, o programa é transmitido por mais de cinco mil rádios em todo o País.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Explicação:
Espero ter ajudado!