História, perguntado por eloiseborbalima01, 10 meses atrás

3) Quais foram as características romanas e germânicas que contribuíram
para a formação da cultura medieval?
4) Por que havia fortificações nesse período?
5) Quem eram os donos das terras nesse período? Explique como
essas terras eram obtidas.


Me ajudem​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
4

Resposta:

3)

Entre os germânicos podemos notar a questão do individualismo como uma das bases de sua cultura política. Os clãs guerreiros tinham grande autonomia e, em épocas de paz, não havia nenhuma lei que pudesse estar acima da responsabilidade que o indivíduo tinha sobre os seus atos. Dessa maneira, cada chefe familiar tinha autoridade para estabelecer as leis submetidas à sua família. A maior experiência de organização política observada entre os germânicos se dava durante a formação do comitatus.

4)No início do século 3 d.C., o Império Romano já estava se esfacelando. Havia chegado ao auge nos cem anos anteriores, alcançando da atual Grã-Bretanha à Síria, mas não conseguia mais manter tantos territórios freqüentemente ameaçados pelos chamados povos bárbaros. As legiões eram deslocadas para as fronteiras, em formação defensiva, e cidades estratégicas, como Roma e Milão, ganharam fortificações para se defender. Os romanos também foram obrigados a abandonar a tática de alistar apenas seus cidadãos.

5)Geralmente, as terras eram dividas em três categorias elementares: o manso senhorial, o manso servil e o manso comunal. O manso senhorial correspondia à metade das terras cultiváveis em todo o feudo. Os alimentos ali produzidos eram integralmente repassados ao dono das terras e o servo tinha a obrigação de dedicar entre três a quatro dias da semana ao cultivo destes terrenos.

Explicação:

Perguntas interessantes