Geografia, perguntado por vigodjxjhshx, 7 meses atrás

3 Quais eram as estratégias usadas por EUA e União Soviética para conseguir a hegemonia mundial?

Soluções para a tarefa

Respondido por docebolinho24
0

Resposta:

Da Política dos Blocos originou-se, portanto, uma determinada configuração das relações políticas internacionais, baseada na associação entre Estados que se uniram com o objetivo de se opor e enfrentar um inimigo comum, representado por outro grupo de Estados.

Ao contrário das alianças políticas entre Estados, a Política dos Blocos não se apoiou em nenhuma regra ou em algum acordo tácito, previsto no direito internacional, pois sua principal característica foi justamente uma agregação contingente de Estados que compartilhavam dos mesmos interesses.

Uma outra característica distintiva da Política dos Blocos é que não havia equidade entre os Estados integrantes, devido a uma rígida estrutura hierárquica, determinada pela existência de um Estado líder que comandava o Bloco.

A formação dos Blocos

Não há consenso entre os historiadores sobre uma data ou evento preciso que seja apontado como determinante do início da Guerra Fria. Os critérios empregados variam muito.

Não obstante, o fato é que, após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética, que haviam se aliado para enfrentar a ameaça de domínio representada pelo niponazifascismo, emergiram como os Estados mais poderosos do sistema internacional.

A partir de então, esses dois Estados colocaram em prática uma política expansionista, visando a ampliação de suas respectivas zonas de influência. A União Soviética manteve um rígido controle sobre os países socialistas do Leste Europeu e fomentou processos revolucionários em todos os continentes, com objetivo de expandir o comunismo pelo mundo. Os Estados Unidos, por outro lado, reagiu com uma política de contenção do avanço soviético e ampliação de sua respectiva zona de controle e influência sobre os países capitalistas. Por razões geográficas, a Europa foi a zona central da divisão das respectivas esferas de influência e do embate entre os dois Estados.

A necessidade de defesa deu início a um movimento de agregação entre os Estados, provocando a formação dos Blocos. Os Blocos se sustentaram pela proteção militar e colaboração econômica mútuas. Os Estados Unidos colocaram em prática um plano de ajuda econômica, o Plano Marshall, com a finalidade de apoiar a reconstrução dos países da Europa ocidental.

Em 1949, os Estados Unidos promoveram a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), também chamada de Aliança Atlântica, que se encarregou da coordenação da aliança militar entre os países integrantes do Bloco ocidental.

A União Soviética, por sua vez, criou o Comecom (Conselho para Assistência Econômica Mútua), em 1949, organização que coordenou a política de colaboração e integração econômica entre os países socialistas do Leste europeu. E, em 1955, os soviéticos promoveram a criação do Pacto de Varsóvia, que representou a organização militar dos países socialistas do Leste europeu.

No transcurso da Guerra Fria, a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial foi uma ameaça real. Mas o equilíbrio de poder (balance of power) proporcionado pela existência das armas nucleares, e com elas a garantia da "destruição mútua assegurada", evitou que os Estados oponentes declarassem formalmente guerra um ao outro.

Perguntas interessantes