3. (PUC-RJ) Na década de 1940, descobriu-se que algumas células, retiradas de indivíduos humanos com dois cromossomos sexuais X, apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúsculo de cromatina intensamente corado. Esse corpúsculo é denominado: a) cromatina sexual e está presente somente nas mulheres adultas geneticamente normais e corresponde a um cromossomo somático condensado. b) cromatina sexual e está presente somente nos homens adultos geneticamente normais e corresponde ao cromossomo Y condensado. c) nucléolo e está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo somático condensado. 132 d) cromatina sexual e está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo X condensado. e) corpúsculo de Barr e está presente somente em indivíduos do sexo feminino geneticamente normais e corresponde a um cromossomo X condensado.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
Olá!
O corpúsculo de Barr, também chamado de cromatina sexual, pode ser encontrado nas células somáticas durante a interfase apenas em mulheres, visto que sua função se dá de forma a compensar o duplo X no genótipo feminino. Para que não sejam expressos os dois X, um dos cromossomos fica inativo por meio de uma espiralização aleatória.
Entretanto, é importante ressaltar que caso haja um cromossomo com algum tipo de deficiência, a preferência para a espiralização será deste. Como os homens possuem genótipo XY, não é possível encontrar a cromatina sexual em suas células.
Desta forma, a alternativa correta é a letra E.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás