Geografia, perguntado por SansLimieiro115, 1 ano atrás

3. (PUC-PR) Leia o texto a seguir: Com uma numerosa mão de obra disponível e com vastas terras a serem desbravadas, atravessando o rio Itararé, a frente agrícola transpôs o limite dos séculos - XIX para o XX - e dos estados - de São Paulo para o Paraná. Os vermelhos e férteis solos do norte paranaense se revelavam, à medida que se derrubava a floresta tropical e se plantavam os pés que geravam a riqueza e um rápido povoamento rural e urbano. Fazendas e cidades brotavam lado a lado no norte pioneiro. Mas a marcha não podia cessar: era o ouro verde do país que estava sendo colhido. As margens do Tibagi foram atravessadas, e o novo norte trocava suas matas pela agricultura, pelas cidades e pela sensação de progresso. Nascem tímidas, mas crescem irrequietas, Londrina, depois Maringá. Na metade do século XX, o noroeste, o último cantinho, o fim da linha no norte paranaense, também teve a sua hora, e a nova civilização agrícola e urbana definitivamente se instalava nesses sertões do Paraná. A frente agrícola que motivou o povoamento do norte do Paraná nas primeiras décadas do século XX foi: a) a atividade canavieira, desenvolvendo-se em uma estrutura social e fundiária herdada do período escravocrata. b) a do sistema de “dobradinha” soja-trigo, implantada principalmente por colonos provenientes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. c) a agricultura do milho, acompanhada pela criação de suínos, desenvolvida principalmente em pequenas unidades rurais no norte e, em seguida, no centro do estado. d) a cafeicultura, empreendida através de frentes de colonização que loteavam as terras do norte do estado. e) a rizicultura, implantada nas planícies aluviais dos rios pertencentes à bacia do Paranapanema.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
12
Olá,

O empreendimento que foi responsável pela ocupação e respectivo povoamento do norte do Paraná foi a cultura cafeeira. Ou seja, isso significa que a alternativa D está correta, pois a cafeicultura teve um importante papel no povoamento da região.

Isso se deu através das frentes que loteavam as terras; elas eram divididas para que fossem cultivadas e respectivamente povoadas. Esse tipo de atitude foi comum no Brasil, a fim de não manter territórios despovoados.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes